*Protocolos rígidos visando conter propagação da COVID-19 será entre 27 de março e 5 de abril

Para tentar conter mais óbitos e o aumento de casos do novo coronavírus, mesmo com as medidas sanitárias implantadas há vários meses e na fase emergencial do Plano São Paulo, a cidade de Atibaia terá, a partir do dia 27, próxima sexta-feira, até o dia 5 de abril, medidas ainda mais restritivas, como as barreiras sanitárias.

As ações, assim como nas demais cidades da região, ocorrem em razão da antecipação de alguns feriados da capital de São Paulo com o objetivo de evitar a transmissão e propagação do vírus e superar lotação de leitos de enfermaria e de UTI do sistema de saúde do município e região bragantina, que no momento registra 100% de ocupação.

Poderão funcionar – inclusive no feriado de 02 de abril (Sexta-Feira Santa) – toda área de atendimento relacionada à saúde (clínicas médicas, veterinárias, odontológicas, laboratórios, etc.), além de serviços funerários e postos de combustíveis. No sistema delivery (entrega em domicílio) supermercados e similares, padarias e restaurantes. Os demais serviços foram suspensos. Durante a semana – os serviços não essenciais – funcionam pelo sistema drive-thru e delivery.  Nos finais de semana, no feriado e nos dias úteis entre 20h e 5h, inclusive pelos supermercados, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas.

Já as barreiras sanitárias estarão ativas de 26 a 28 de março, nos principais acessos da cidade, e novamente entre os dias 1º e 4 de abril.

Segundo informado, as medidas visam – neste pior momento da pandemia, com números alarmantes de internações, casos e óbitos – manter e aumentar a taxa de isolamento social, bem como diminuir a curva de contaminação para tentar evitar um colapso no sistema de saúde da cidade.