*Mais um ano em que a Páscoa será diferente. Neste ano, o sentimento de muitos será o de gratidão pela vida e os entes queridos com saúde, mesmo que distante

 

A Páscoa será comemorada no dia 04 de abril de maneiras diferentes nas religiões. Para os católicos, a data se torna ainda mais importante por representar a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação no Calvário.

 

Antes da Páscoa, os católicos e algumas outras comunidades cristãs realizam a Quaresma, ou seja, um período de 40 dias de “preparação”, quando são feitos jejuns, abstinência de carne, caridades e orações. O início é na Quarta-Feira de Cinzas e o término é no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa.

 

Este é o segundo ano em que a celebração será diferente para muitas famílias.

Em abril do ano passado, o mundo inteiro já estava vivendo grandes mudanças com a chegada da pandemia do novo coronavírus. De lá pra cá, muita gente perdeu familiares, amigos e conhecidos.

 

Mais um ano em que a Páscoa será diferente, não só pelas perdas, mas pela necessidade de seguir os protocolos de prevenção, como a não aglomeração com os familiares, o distanciamento social, o uso de máscara e o cuidado com a higiene das mãos. Neste ano, o sentimento de muitos será o de gratidão pela vida e ver os entes queridos com saúde, mesmo que distante.

 

Além da Quaresma, veja abaixo os significados de outros símbolos sagrados da Páscoa:

- Círio Pascal: é uma vela branca que é acesa no Sábado de Aleluia e representa a luz de Cristo;

- Cruz: representa o sofrimento de Cristo quando foi crucificado e, posteriormente, a ressurreição;

- Óleos Santos: simbolizam o Espírito Santo e a força para manter-se firme nos propósitos divinos;

- Sinos: anunciam as celebrações nas igrejas e comemora a ressurreição de Cristo.

 


       



 

(Créditos fotos: CÍRIO-Reprodução/Editora Cléofas, CRUZ-Reprodução/Igreja Metodista Guaratinguetá, ÓLEOS SANTOS-Reprodução/Diocese de Pesquisa de Pernambuco, SINOS-Reprodução/Dicionário de Símbolos).

Deixe seu Comentário