No mínimo curiosa, a ação de três jovens da cidade de Piracaia, que satirizam o uso inadequado de máscaras de proteção facial – esses que registramos de minuto a minuto em qualquer cidade – causou polêmica e controvérsias nas redes sociais.

 

Camilla Picarelli (publicitária), Damarison Brito (jornalista) e Rayan Canale (músico) integram o projeto Cardume Cultural, que teve início em 2018 com o objetivo de criar um evento cultural na cidade e valorizar os artistas. Porém, em 2020 e 2021, diante da pandemia de COVID-19, não foi possível promover festas e gerar aglomerações, então o trio se sensibilizou para criar uma ação com o intuito de ajudar a sociedade, levando conhecimento e conscientização. 

 

A frase “olha o tonto aí... Não passe vergonha! Na rua, use a máscara corretamente” foi baseada no negacionismo das pessoas e utilizada uma linguagem direta, jovial, clara e saindo de uma linha séria, normalmente destacada nessas campanhas. "A gente já sabe que o uso de máscara é obrigatório há mais de 1 ano e a gente quis pegar um pouco mais pesado para ir além, para as pessoas entenderem de fato que a coisa tá séria e não dá mais pra admitir isso, com tanta informação", contou um dos idealizadores da campanha ao Tribuna Joa. 

 

O jovem ainda afirmou que a ação não foi bem recebida por todos e que muita gente discordou, achando que foi uma campanha "pesada". "Muitas pessoas falaram que poderíamos ter feito outras coisas, mas o dinheiro usado foi nosso mesmo, do nosso bolso", explicou. A próxima campanha do trio será focada em arrecadação de alimentos. "A gente fez de forma proposital a primeira campanha de conscientização e agora a outra é de solidariedade e fraternidade. Logo vamos divulgar nas redes sociais do Festival Cardume Cultural", encerrou.