Em tempos de pandemia, ações inovadoras e criativas vêm sendo desenvolvidas para suprir a carência cultural, bem como a sobrevivência da gastronomia, em algumas cidades, já tradicionais e famosas em toda região.

 

Em Atibaia, um festival gastronômico DeLIVEry teve início no dia 1 de abril e se estende até 02 de maio. O projeto, uma realização da secretaria de Turismo e AtibaiaTV, promove mais de 20 lives de artistas locais sendo transmitidas no canal do YouTube e na página do Facebook da AtibaiaTV, nos horários de refeições (almoço e jantar) quando são apresentadas, durante as lives, fotos de pratos de restaurantes, lanchonetes e docerias participantes. O objetivo é o de estimular pedidos no sistema delivery onde o artista em apresentação recebe 1,00 real a cada prato vendido. Ainda segundo os organizadores, três dos segmentos que passam por dificuldades serão beneficiados – restaurantes, entregadores e músicos – pois através de um aplicativo específico as entregas são feitas por entregadores cadastrados.

 

Ainda segundo a secretaria de Turismo, o evento contribui para o isolamento social e cumprimento das medidas restritivas pelas pessoas, além do incentivo ao comércio no decorrer de mais de 30 dias de ação com desfrute da gastronomia da cidade e prestígio aos artistas locais com oportunidade aos moradores, visitantes e eventuais turistas – sendo no momento uma alternativa para estimular o setor adaptando ao cenário da pandemia com a possibilidade de continuidade aos demais festivais já consolidados em Atibaia.