Foto: Divulgação/Sónotíciaboa


O primeiro caso em que um tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para um paciente com COVID-19 foi registrado no Hospital Universitário de Kyoto, com 11 horas de duração, num procedimento que contou com uma equipe multidisciplinar de 30 pessoas. A cirurgia foi em uma paciente mulher com sérias complicações respiratórias causadas pela doença, a qual causou sequelas que não permitiam mais o órgão funcionar sem apoio de um aparelho. Assim, a necessidade de um transplante trouxe também a de um doador compatível. Entretanto, o marido e o filho da mulher se dispuseram a doar partes de seus pulmões, e o hospital decidiu pensar a respeito. O sucesso da cirurgia – segundo afirmou em coletiva o cirurgião torácico, Dr. Hiroshi Date, do Hospital Universitário de Kyoto, que conduziu o procedimento – demonstrou que agora temos a opção de transplantes de pulmão de doadores vivos, dando esperança aos pacientes que sofrem de graves danos pulmonares causados pela COVID-19.

 

A Universidade de Kioto conta 123 anos de existência (desde 1897), sendo uma das de maior prestígio e a segunda mais antiga do Japão, tendo frutificado cinco ganhadores do prêmio Nobel e dois da medalha Fields.

 

Divulgado em vários sites, redes sociais e canais de TV a cabo, o primeiro transplante de tecido pulmonar de doador vivo feito no Japão é notícia no mundo todo.

Deixe seu Comentário