Comércio e atividades religiosas serão liberados, em horários reduzidos, na fase de transição entre a Fase I – vermelha e a Fase II – laranja, de flexibilização da quarentena a partir deste domingo (18). Os que eram autorizados somente a funcionar a partir da Fase II (laranja) – shoppings e lojas de rua – operam a partir do fim de semana. Já do dia 24 de abril em diante, poderão reabrir academias, salões de beleza, atividades culturais, parques e restaurantes. É importante ressaltar que o toque de recolher – das 20h às 5h – está mantido.

 

A fase de transição foi uma decisão após leve queda na taxa de internações por COVID-19, que está com ocupação em torno de 85%, o que ainda indica uma situação crítica, segundo especialistas. Assim, segundo o Governo do Estado, a liberação gradual se dará ao longo de duas semanas, conforme prevê a medida.

 

Segundo o coordenador-executivo do Centro de Contingência da COVID-19, João Gabbardo: "optou-se por fazer uma fase de transição, que todo o estado continua com uma uniformidade, que facilita o controle e que as pessoas não saiam de uma região para buscar um serviço que está aberto em outra. Tudo isso foi feito exatamente no sentido de buscar mais segurança."

 

Há que se destacar que, segundo afirmaram autoridades do estado, a flexibilização de vários setores não deve servir como estímulo à população para sair de casa, não sendo hora de saídas para o lazer e diversão, mas sim colaboração na fase de transição para uma retomada sem riscos e ainda maiores danos. Todas as medidas de proteção devem continuar.




Foto: Coletiva de Imprensa para Atualização sobre o Combate ao Coronavírus. Por Gov. do Estado de SP.
Para mais informações, acesse: www.saopaulo.sp.gov.br