Inaugurado no dia 22 de abril, o serviço atenderá por mês cerca de 480 pacientes

 

No dia 22 de abril, foi realizado um evento de inauguração e a abertura do serviço de Radioterapia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), em Bragança Paulista.

 

Autoridades do Poder Executivo e Legislativo local estiveram presentes e enalteceram o serviço à cidade e à toda região. A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-governador Rodrigo Garcia, do secretário de estado da Saúde Jean Gorinchteyn, do deputado estadual Edmir Chedid e dos deputados federais Vanderlei Macris e Herculano Passos.

 

O vice-governador afirmou em entrevista plena satisfação com a entrega deste serviço de Radioterapia que “será referência na região bragantina, atendendo até 480 pessoas por mês. O serviço vai permitir que os pacientes que enfrentam a doença, num momento difícil, possam ficar próximos das suas famílias e não precisem se dirigir para tratamentos em outra região”, concluiu.

 

Para custeio deste novo atendimento, o Governo do Estado irá repassar anualmente cerca de R$960 mil, com previsão de aproximadamente 5.760 sessões radioterápicas por ano. Com o serviço de Radioterapia na cidade, os pacientes de Bragança e região terão incrementada a sua assistência na própria área de residência, sem deslocamentos, onde estão referências como HC da Unicamp e o Hospital Boldrini em Campinas.

 

O deputado Edmir Chedid enalteceu a abertura do serviço de Radioterapia, reforçando que o estado vai ajudar a custear junto ao Hospital Universitário, beneficiando na região centenas de pessoas, ajudando muito a população.

 

Já o Frei Francisco Belotti, presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade mantenedora do HUSF, afirmou: “A palavra que temos hoje é esperança. De todos aqueles que encontrarão o acolhimento que tanto faz bem nesse momento de dor. Hoje é dia de festa. Nós agradecemos muito ao Governo do Estado pela parceria”.

 

O serviço de Radioterapia é inédito na região bragantina – um grande avanço no tratamento aos pacientes com câncer – e além de impedir deslocamentos que demandam muito tempo para outros centros, irá proporcionar mais qualidade de vida às pessoas que lutam contra o câncer..

 

Construído dentro do complexo hospitalar do Hospital Universitário, o prédio da Radioterapia conta com área total de 722,35 m². Compõem a estrutura da Radioterapia três consultórios médicos, um consultório multiprofissional e uma sala reservada à física médica, além de sala de observação (com três leitos), sala de planejamento da física médica, sala de controle do bunker (acelerador linear) e área para conforto aos colaboradores do setor.  

Segundo o histórico que norteia esta realização desde 2018 – prejudicado também pela chegada da pandemia quando aguardava a liberação do Governo Federal para entrar em operação – a obra foi realizada com verba do Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Expansão de Radioterapia, num investimento de mais de R$ 6 milhões; a contrapartida do Hospital Universitário foi o preparo do terreno, melhorias na cabine de energia, remanejamento dos obstáculos e a compra dos móveis. Entretanto, o grande desafio vencido à finalização e abertura foi a parceria com o estado na liberação de verba necessária para o custeio do serviço.







Fotos: Divulgação

Deixe seu Comentário