A pandemia de coronavírus começou em março de 2020 e eis que ao chegar o glorioso junho em Joanópolis – como em todo o mundo e no Brasil – a tradicional festa de São João precisou ser cancelada – ficamos sem o grandioso evento religioso que comemora o padroeiro e sem as comemorações festivas de aniversário da cidade – sem shows, sem barracas, sem aglomerações – sem multidões que, logo de início, assustavam com risco eminente à saúde por favorecer o contágio e propagação da COVID-19. Assim, toda essa atividade, esse movimento tradicional dos acontecimentos e atividades religiosas, culturais, gastronômicas, cívicas, históricas, de grande alegria, saudosismo e diversão, deu lugar à novas experiências com a era digital – onde todo o acontecimento e atividade são online e por meio de lives transmitidas nas redes sociais. O isolamento social, distanciamento e o uso obrigatório de máscaras foram sinalizados em todas as casas, por todas as famílias, diferenciando-se apenas o ato cívico – a cada ano tão prestigiado por toda a população – que se deu de forma presencial, mas somente com a presença de autoridades no rigor de precaução de saúde pública.


E agora, pelo segundo ano, vivemos um São João em tempos de pandemia. Com mudanças, sim, graças a Deus! A vacina chegou no Brasil em janeiro de 2021. Embora aguardemos a imunização em massa para uma retomada mais fidedigna do potencial que tem nossa cidade, muitas ações estão voltadas à retomada graças a vacinação.


Porém, como 12 meses atrás, o evento de 143 anos neste 24 de junho de 2021 de nossa amada Joanópolis, será celebrado novamente com a mesma esperança de dias melhores para todos, e quiçá no próximo ano, com grande alegria, possamos anunciar a festa de São João da forma como foi outrora, com muito saudosismo, alegria e, por que não, multidão? Com a nossa população local, visitantes e turistas, não só da região mas de todo lugar!


Segundo o poder Executivo, a população conta com o lançamento de um site oficial de Turismo, um ambiente virtual onde as pessoas podem encontrar – e fazer pedidos via WhatsApp – as tradições gastronômicas que se faziam presentes na chamada Rua Caipira da Festa de São João. Com isso, amenizar a saudade e fortalecer o comércio local.  


Já a programação festiva dos 143 anos de Joanópolis manteve a responsabilidade e a seriedade que o momento requer para preservar a saúde pública com a recomendação que a população se mantenha em casa para se proteger de contágio e da doença, e aprecie, segundo divulgado, a essência cultural do município através do Festival Online que reuniu, além de artistas locais, um novo olhar às gravações em pontos turísticos reconhecidos pelo turismo na cidade, fazendo jus às já reconhecidas belezas naturais de Joanópolis.


Segundo informado ainda, as apresentações, com gravações compreendidas no mês de maio seguiram todos os protocolos sanitáriose de saúde.


Artistas como Helena Badari e Luiz Waack, Francis Rosa e Banda, Juninho Serafranny, Gabriela Franco e Fernando Sanches, Chicamandú, Orquestra Matutos da Mantiqueira, Claudio Egídio e Marcelo e João Samuel e Banda, compõem o Festival Online – que teve início no dia 17 (quinta-feira) e se estende até o dia 24 de junho (quinta-feira) – aniversário de 143 anos da cidade e festejos religiosos de São João Batista. As apresentações do evento estarão no ar, às 20 horas – com exceção do Grupo Caiapó no dia 24 às 19h30 – durante toda a programação, na página oficial da Prefeitura no Facebook

(https://www.facebook.com/prefjoanopolis) e pelo canal no Youtube: (www.youtube.com/joanopolisoficial). 

 

 


Acompanhe Programação – Festival Online – A partir das 20 horas.

 

17 de junho

Orquestra Matutos da Mantiqueira (gravação: Cachoeira dos Pretos)

 

18 de junho

Gabriela Franco e Fernando Sanches (gravação: Calçadão da Igreja Matriz)

 

19 de junho

Chicamandú (gravação: Casa da Cultura)

 

20 de junho 

Juninho Serafranny (gravação: Igreja Nossa Senhora do Rosário - Bairro dos Pretos)

 

21 de junho

João Samuel e Banda (gravação: Coreto da Praça Central)

 

22 de junho

Claudio Egídio, Marcelo e Banda (gravação: Casa da Cultura) 

 

23 de junho

Helena Badari e Luiz Waack (gravação: Represa Jaguari)

 

24 de junho – aniversário da cidade 

19h30 – Caiapó (gravação: Calçadão da Igreja Matriz)

20 horas – Francis Rosa e Banda (gravação: Gigante Adormecido / Rampa de Asa Delta).

Deixe seu Comentário