Mesmo com a chegada do frio mais cedo, foi somente no dia 21 de junho o início da estação mais fria do ano.  Em alguns locais do país – dependendo da localização – o inverno está sendo mais rigoroso, a exemplo algumas cidades no sul do Brasil. No geral, ele é caracterizado por um clima mais frio e seco, ventos fortes, dias mais curtos, noites mais longas, baixa umidade do ar, escassez de chuvas e geadas e neves.

 

Por exemplo, em Joanópolis, essa sempre foi uma época de intensidade no frio. Junho e julho são meses em que a cidade mais atrai visitantes e turistas que apreciam montanhas, gastronomia, sítios e chalés, além, é claro da hospitalidade e aconchego que o clima promove no interior. Entretanto, novamente como em 2020, devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, o turismo, no geral, não está sendo de forma natural como outrora, pois os cuidados com as doenças respiratórias são redobrados, outro ponto importante a se lembrar no inverno que já vem sendo rigoroso. Com a chegada e o rigor do frio, há um aumento na incidência de doenças respiratórias, como gripes e resfriados, fazendo do período um fácil aliado aos riscos de contaminação pela COVID-19, doença de propagação rápida.

 

Enquanto perdurar o inverno, não é recomendado se deslocar até os hospitais, sendo importante que as pessoas tenham uma atenção especial com a saúde e evitem ficar doentes.

 

A prevenção ainda é o melhor caminho para minimizar os riscos de contágio tanto do coronavírus como de outras infecções respiratórias transmissíveis.

 

Independentemente do clima, as pessoas podem adotar algumas atitudes simples no dia a dia para se proteger, tais como: abrir as janelas para renovar o ar do ambiente; não descuidar da alimentação e consumir alimentos ricos em vitamina C; lavar roupas e cobertores guardados por muito tempo antes de usá-los; higienizar as mãos com água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; proteger com lenços a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; beber bastante água; praticar atividade física e evitar o cigarro (se for fumante). Muitas vidas podem ser salvas com cuidados simples, mas reforçados.

Deixe seu Comentário