Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio acontecem entre julho e setembro deste ano

 

Brasil estreia com vitória das seleções de futebol feminino e masculino diante da China e Alemanha

 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, será na sexta-feira, dia 23 de julho, e está programada para começar às 8h (horário de Brasília), no estádio Olímpico, na capital japonesa. As competições estão agendadas entre os dias 23 de julho e 08 de agosto, já os Jogos Paralímpicos devem ser realizados de 24 de agosto a 05 de setembro. As Olimpíadas e as Paralimpíadas aconteceriam no ano passado, mas foram adiadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para 2021 por conta da pandemia de COVID-19.

Devido ao Japão estar no enfrentamento de uma quarta onda da doença, os jogos em Tóquio acontecem sem espectadores e um estado de emergência ficará em vigor até o dia 22 de agosto. O anúncio foi feito depois de reuniões com autoridades e organizadores pela ministra das Olimpíadas, Tamayo Marukawa.

 

A estreia da seleção brasileira de futebol feminina foi na quarta-feira (21), às 5h, onde goleou a China por 5 a 0, mesmo com a abertura dos jogos sendo na sexta-feira. Já na quinta-feira (22), às 8h30, a seleção brasileira fez sua estreia masculina e derrotou a Alemanha, por 4 a 2.

             

 

Na sexta-feira (23), começa o vôlei, modalidade favorita ao ouroO masculina enfrenta a Tunísia, às 23h05. Já no domingo (25), às 9h45, o feminina joga diante da Coreia do Sul.

 

Está previsto a participação de 4,4 mil atletas – o Brasil tem classificados 302 atletas para os jogos, estando presente nas modalidades: atletismo (53 atletas), Badminton (2 vagas), Boxe (7 vagas), Canoagem slalom (2 vagas), Canoagem velocidade (3 atletas), Ciclismo BMX (2 atletas), Ciclismo Mountain Bike (3 atletas), Esgrima (2 atletas), Futebol feminino (18 atletas), Futebol masculino (18 atletas), Ginástica artística (7 atletas), Ginástica rítmica (5 vagas), Handebol feminino (14 atletas), Handebol masculino (14 atletas), Hipismo adestramento (1 atleta), Hipismo CCE (3 atletas), Hipismo saltos (3 vagas), Judô (13 atletas), Levantamento de peso (3 atletas), Maratona aquática (1 atleta), Natação (26 atletas), Pentatlo moderno (1 atleta), Remo (1 atleta), Rugby sevens feminino (12 atletas), Saltos ornamentais (4 atletas), Skate (12 atletas), Surfe (4 atletas), Taekwondo (3 atletas), Tênis (7 atletas), Tênis de mesa (6 atletas), Tiro esportivo (1 atleta), Tiro com arco (2 atletas), Triatlo (3 atletas), Vela (13 atletas), Vôlei feminino (12 atletas), Vôlei masculino (12 atletas), Vôlei de praia (8 atletas) e Wrestling (3 atletas).

 

Anteriormente, era prevista a participação de 11 mil atletas de 204 países para disputar os jogos, que seriam realizados em mais de 40 espaços. O COI e o Comitê Organizador tinham previsão de receber cerca de 5 milhões de espectadores de todo o mundo nas provas. Porém, é fato que a pandemia também continua a impactar os eventos esportivos, já que diversos protocolos de prevenção vêm sendo adotados para que eles aconteçam e isto tudo acaba por alterar os números estimados e o lucro previsto.

Deixe seu Comentário