Desde a quinta-feira (29) todo o estado de São Paulo sofreu com as fortes chuvas, grandes transtornos e a ocorrência de mortes nos municípios de Franco da Rocha, Embu das Artes e Francisco Morato. Deslizamentos de terra e alagamentos desabrigaram mais de 500 famílias, segundo noticiado por inúmeros veículos de comunicação.
A Climatempo informou que ainda há previsão de mau tempo em todo o estado para esta semana, porém sem potencial para temporais na segunda-feira (31). A partir de terça-feira (01) a massa de instabilidade sofre um enfraquecimento no estado, e mesmo com a previsão de chuvas, o sol pode aparecer na quarta-feira (02).
Podem ocorrer ainda nos próximos dias chuvas intensas, com quedas bruscas de temperaturas em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a semana começa com bastante umidade em todo o Brasil. Há temporais previstos e algumas regiões seguem em alerta pelo decorrer de alguns dias por todo o estado de São Paulo, Centro Sul Mineiro, Centro Sul de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas ainda seguem concentradas por todo o Nordeste e Norte do País.
Especialistas analisam que a volta das chuvas favorece e traz certo alívio para o agronegócio, para as lavouras, especialmente aquelas plantadas recentemente; além do aumento no nível de água das represas e dos reservatórios, especialmente dos sistemas de abastecimento. Gerenciado pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para a região metropolitana de São Paulo, o maior deles – o Cantareira – que representa mais de metade da capacidade de todos os sistemas de SP juntos, no fim do ano passado se encontrava operando na faixa de restrição com 28,5%, e atualmente opera com 33,6% da capacidade, segundo informações atualizadas da Sabesp sobre o nível dos reservatórios dos sistemas de abastecimento de água do Estado de São Paulo.