Um dos mais conceituados hotéis-fazendas de São Paulo, localizado em Joanópolis, o Resort Monte das Oliveiras, iniciou o ano de 2022, pós-amenização da pandemia de COVID-19, com mais uma grande valorização de suas atrações: a colheita de azeitonas e a extração do primeiro azeite dos quase três mil pés de oliveiras, que embelezam os acessos às dependências do empreendimento. Depois de aproximadamente sete anos, os pés de oliveiras renderam 4.100kg de azeitonas e 550 litros de azeite, produto de extrema qualidade, especialmente pela origem das mudas plantadas, além da altitude de quase mil metros que favorece com clima e ambiente.

Segundo conta Adriano Jerônimo, sócio-proprietário do Resort Monte das Oliveiras, o hotel-fazenda mantém uma parceria com o lagar – local que recebe a produção, higieniza e extrai em ambiente e instalações corretas, com aparelhos adequados para espremer o fruto, reduzindo-o a líquido – situado em Monte Verde/MG (onde há um moinho importado da Itália), que assegurou a qualidade do azeite sem danificar, sujar ou machucar os frutos.

Adriano, que comandou o andamento dessa primeira colheita juntamente à coordenação de Daniel com sua equipe, se prepara para, em cerca de se completar um ano (em fevereiro), uma extração ainda maior. Isso porque uma das características da oliveira é que, conforme envelhece, torna-se mais produtiva e maior é o rendimento de azeite no fruto.

É permitido, na estadia ou em visita ao local, o passeio ao mirante circundado o trajeto inteiro pelas oliveiras. Há um magnífico visual com vistas para três cidades da represa Jaguari-Jacareí e Extrema/MG.

*Reportagem veiculada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade de Joanópolis – (Edi 169 – setembro de 2022).



Deixe seu Comentário