Dia do Professor: conhecimento, amor e zelo
O Dia do Professor é comemorado no Brasil no dia 15 de outubro. Ser professor é transmitir conhecimento e contribuir para formar cidadãos e profissionais de todas as áreas. A data comemorativa foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então presidente da República João Goulart. O documento, o qual é formado por quatro artigos, preconiza a essência e a razão do feriado em comemorar condignamente o dia do mestre.
Mais do que reconhecer o Dia do Professor, estendemos aos profissionais aplausos pela grande e real superação de um período que transformou a vida nos últimos dois anos (pandemia de covid-19) e trouxe a necessidade de se reinventar na era digital na educação. Diante de lutas e conquistas, a cada novo passo os professores seguem compondo as suas e as nossas histórias na sua arte de ensinar.
Parabéns a todos os profissionais da educação, especialmente aos de Joanópolis: rede municipal de ensino, E.E “Cel. João Ernesto Figueiredo”, escolas particulares e docentes naturais de Joanópolis, que atuam em outros municípios.
Essa homenagem sinaliza através dos professores que aqui estão a participação de muitos deles em várias gerações; aqueles que optaram pela docência ou por outra profissão e aqueles que se sentiram inspirados pelo sonho plantado por um educador.
Que as mudanças do mundo não roubem do professor essa força única que é ter, ser e manter a extensão de tantos valores e dos múltiplos caminhos trilhados na vida de cada um. Que busquemos levar adiante, passar aos filhos e netos, a esperança e a perspectiva que segue a ramificar e realizar sonhos nutridos por incentivo do professor.