Joanópolis se despediu de Gilmar da Correnteza

                   

No dia 06 de outubro, a cidade de Joanópolis se despediu de Gilmar Benedito Gonçalves – o popular e estimado Gilmar da Correnteza, 60 anos (completados no dia 27 de maio). Gilmar estava presidente da Câmara Municipal, biênio 2021/2022, não tendo concluído o mandato em virtude de sua doença, um câncer agressivo e raro que lhe comprometia a saúde há quase três anos.

Gilmar deixou a esposa, Tereza, os filhos, Diego, Jonas e Joseane, as netas, Lorena, Laura e Matheus, os pais, José Alfredo e Albertina, os irmãos, Selza, Evanilda, José Maria e Helton, e demais familiares. Assim como a participação massiva de toda a comunidade em prol das campanhas para Gilmar, a sociedade, consternada o acompanhou até sua última morada. A Prefeitura Municipal decretou três dias de luto oficial. A Câmara emitiu uma nota de pesar com detalhe do cálculo de sua permanência na vida pública, hábito este que lhe era peculiar citar em vida: foi membro daquela Casa por 17 anos, 09 meses e 06 dias.

Gilmar construiu uma trajetória política com trabalho transparente, solidariedade e humildade, e sempre perseverou naquilo que acreditava. Deixou um marco grandioso de respeito e dedicação à população como pessoa e cidadão, e um político com notória expressão em vários âmbitos da política e de grande amor ao município. O legado e reconhecimento de seu trabalho na vida pública de Joanópolis estão registrados nas legislaturas e nas suas reeleições: 2005/2008, 2009/2012, 2013/2016, 2017/2020 e 2021/2024.

O leitor pode acompanhar mais detalhes aqui mesmo no site.

Michael Henrique Custódio Pinto (Tucurinha) assume cadeira na Câmara

                      

Com o passamento de Gilmar da Correnteza, houve a convocação, diplomação e posse do suplente, Michael Henrique Custódio Pinto (UNIÃO), conhecido como Tucurinha, que conquistou 198 votos nas eleições em 2020 estando na suplência por 22 meses assumindo sua cadeira no Legislativo no dia 11 de outubro.

Em entrevista ao jornal, Tucurinha, disse que tem muito a aprender e a população merece respeito, pois foi quem o elegeu em confiança ao trabalho prometido. O vereador ainda explicou querer se dedicar à área da saúde, sendo ela tudo em nossas vidas, e que neste sentido tem como exemplo as dificuldades que passa com a doença do seu pai Alberto, o conhecido e popular Tucura, e recentemente o enfrentamento de doença terminal e perda do presidente da Câmara, Gilmar da Correnteza. Tucurinha argumentou ainda que tentará buscar recursos e projetos que facilitem a vida da população que sofre com as dificuldades na área da saúde, tendo de se deslocar a outros municípios para tratamento, transporte e agendamentos. Segundo o vereador, a perda de Gilmar nos remete a desmistificar um dito popular onde jamais, pela sua história política e aquela essência que era só dele, será substituído. “Porém, Deus e as regras político-partidárias indicaram que fosse na sua partida eu assumir essa vaga na Câmara, por isso também, tentarei fazer o melhor dentro das minhas possibilidades, respeitar aos meus pares e a Casa Legislativa no seu todo. Aproveito a oportunidade para agradecer, de coração, os 198 votos de confiança que recebi. Tenho muito carinho por toda nossa população e estou aberto ao diálogo e as sugestões que possam vir em benefício de todos”, concluiu Tucurinha.

                    

Importante relembrar, que anteriormente houve também a posse do vereador José Carlos da Costa, o Zé do Amado (PDT), em virtude do vereador Alexandre Ribeiro da Silva Neto (PDT) ter assumido a secretaria de Infraestrutura e Serviços Municipais e o primeiro suplente Daniel Augusto de Aguiar Costa, o DaXuxa, estar secretário de Turismo.

Vanderlei Antonio de Oliveira assume a presidência do Legislativo

                   

O vereador Vanderlei Antonio de Oliveira (PSD), o Feinho, como é popularmente conhecido, foi eleito presidente da Câmara de Joanópolis, com cinco votos entre os também candidatos à presidência vereador Luiz Alexandre Ferraz e Silvana Forell, para conclusão da gestão 2021/2022, de 11 de outubro a 31 de dezembro de 2022, em razão do passamento do então presidente Gilmar Benedito Gonçalves (Gilmar da Correnteza).

Segundo Vanderlei, existe a prerrogativa de manter o trabalho de Gilmar, principalmente à prática da harmonia entre o poder Executivo e Legislativo no propósito de benefícios ao município. O presidente acrescenta ter sido uma grande perda a partida do vereador Gilmar. “Para a família, amigos, colegas de trabalho..., mas principalmente para a cidade, pois ele estava sempre à disposição dos munícipes para atendê-los no que estivesse ao seu alcance”.

Para finalizar, Vanderlei pede aos cidadãos a conscientização sobre o dia 30 de outubro, quando todos devem buscar exercer sua cidadania comparecendo às urnas para expressar sua vontade através do voto.

Vanderlei tomou posse como vereador em 2009, como suplente do então vereador Domingos Laureano Floriano decorrente das eleições ocorrida em 2008. Foi eleito vereador em 2012 e exerceu o cargo de vice-presidente na mesa diretora da Câmara (mandato 2013/2016) no período de 2015/2016.

A Mesa Diretora da Câmara está composta até o dia 31 de dezembro, final da gestão 2021/2022, pelos vereadores: Presidente – Vanderlei Antonio de Oliveira; vice-presidente – Luiz Alexandre Ferraz e 1º secretário William Gustavo de Araújo, quando ocorrerá uma nova eleição para os cargos da Mesa.

*Matéria veiculada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade de Joanópolis – (Edi 170 – outubro de 2022).


Deixe seu Comentário