Rafael competiu na modalidade "SquadMod" com o Projeto Robô em Tamanho Real


O joanopolense Rafael Ferreira Gomes Domingues, participou da 14ª edição da Campus Party Brasil – um dos maiores eventos de tecnologia, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, do dia 10 a 15 de novembro de 2022.

Na edição de 2022, Rafael conquistou o primeiro lugar com um projeto nível profissional na modalidade “SquadMod” (partindo do zero – categoria que visa explorar ao máximo a criatividade, ser único e estar de forma inédita sendo posto em prática), Robô em Tamanho Real – um protótipo que se superou pelo poder de movimento, com escala de 1,90m, fusão de duas tecnologias: a informática e a robótica. Na informática, foi baseado em um computador de última geração, com componentes de resfriamento líquido (peças que atraem calor com resfriamento de água), e a parte da robótica com a implantação de mecanismos através de um painel de controle com display de LCD que fornece as informações da máquina em tempo real – precisão de motor, torque (força centrífuga) dos motores (braços e pernas). Por ser um computador de alta potência, ele consegue ter articulação entre braço e perna. Futuramente, essa máquina pode receber upgrade como, por exemplo, reconhecimento de voz, andar por si próprio, entre outras atualizações. Também o aspecto da máquina pode atender a vários temas, sendo que o protótipo criado por Rafael representa um robô militar, inclusive com a simulação de empunhar uma arma.

Por ter competido na modalidade “SquadMod” a mesma não relaciona parte comercial, mas a criatividade sendo julgados os projetos por uma banca qualificada à avaliação; profissionais liberais da área de tecnologia – robótica e informática, professores universitários e doutores de nível acadêmico na área, sem a abertura de votação pública.


Segundo relata Rafael, a conquista do primeiro lugar trouxe além de grande alegria, a satisfação de estar participando nesta categoria – que oferece a oportunidade dos três pódios (1º, 2º e 3º lugares) – conquistada por participações e premiações em edições anteriores da Campus Party Brasil. “Foi compensador o fato de idealizar o projeto, único e inédito, e pôr em prática a construção desta máquina, e ainda receber através dele a conquista do primeiro lugar”. Entretanto, enfatiza Rafael, nada se faz sozinho. “Aproveito esta oportunidade da entrevista para agradecer o apoio e grandeza do empreendedor Gula Borges, da empresa Arte em Ferro, que não mediu esforços para participar e me auxiliar na infraestrutura da criação do robô, como recortes, soldas, montagem, entre outros”.

 

A conquista de um primeiro lugar na Campus Party Brasil 2022 concedeu a Rafael, além da premiação, novas oportunidades pela empresa patrocinadora do evento – a Thermal Take e Incorporadora – que lhe premiou com um vasto kit de informática; o custo de participação, transporte e infraestrutura para o próximo evento em 2023; espaço como palestrante na próxima edição do evento em palco designado a temas relacionados ao evento e um estande para realização de workshop com tema a ser escolhido oportunamente para interação junto aos participantes do Campus Party, em 2023.

A Campus Party Brasil é um evento de alcance mundial. A edição de 2020 foi prejudicada em razão da pandemia de covid-19 e em 2021 aconteceu de forma virtual. Mesmo com a ocorrência de dois adiamentos de data, o evento recebeu nesta edição pós-pandemia mais de 200 mil pessoas, cerca de 70% de um público tradicional de todas as áreas da tecnologia, milhares de “campuseiros”, visitantes, profissionais da área de TI, alunos, professores, doutores da área, entre outros que participaram das competições com a apresentação de seus trabalhos divididos em áreas como Robótica, Desenvolvimento de Software, Mecatrônica, Jogos, “Case Mod” e “SquadMod”.

 

* Reportagem veiculada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade de Joanópolis – (Edi 171 – novembro de 2022).

 



   



Rafael Domingues consagrou-se em primeiro lugar na modalidade “SquadMod” na Campus Party Brasil, com o projeto Robô em Tamanho Real. O protótipo despertou muito interesse e curiosidade no evento, se superando pelo poder de movimento, com escala de 1,90m, e ter sido construído a partir da fusão de duas tecnologias: a informática e a robótica

 


“Foi compensador o fato de idealizar o projeto, único e inédito, e pôr em prática a construção desta máquina, e ainda receber através dele a conquista do primeiro lugar”, agradeceu Rafael. Além da premiação, Rafael conquistou também a oportunidade de, na próxima edição do evento, atuar como palestrante na Campus Party Brasil, bem como terá no local um estande de workshop próprio, para interação junto aos participantes do evento

Deixe seu Comentário