Foto: Divulgação/CNBB


Neste ano, a Campanha da Fraternidade, que começou no dia 22 de fevereiro, traz como tema “Fraternidade e Fome”, sob o lema ““Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O objetivo é promover reflexão sobre o assunto na Quaresma – período de quarenta dias que começa após o carnaval e antecede a principal celebração do Cristiano: a Páscoa, ressurreição de Jesus Cristo.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade desde o ano de 1964, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Ela nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN.

Essa é a terceira vez que a fome é tratada no período de quaresma. Segundo a Igreja Católica, o que motivou o tema foi a “emergência sobre o assunto”. De acordo com um uma publicação da CNBB, no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. A pesquisa é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Além disso, o país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU), depois de uma década.  Segundo a CNBB, a ideia da campanha é trazer luz ao tema, buscar fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.  

Confira a oração da Campanha da Fraternidade 2023:

Pai de bondade,
ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão,
abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes
e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo,
vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,
sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós
para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nas abandonadas, esquecidas e famintas.
Amém

Deixe seu Comentário