A iniciativa vem sendo idealizada desde 2019 visando à qualidade do atendimento e benefício que o método teria nas vidas de alunos, assistidos e de suas famílias

O projeto de Equoterapia foi inaugurado no dia 17 de abril na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piracaia. Método terapêutico, ele utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

A equipe da Equoterapia tem como coordenação a professora Ida Sozzi e é composta também pela fisioterapeuta Mariana Peçanha, psicóloga Regina Busquets, condutor Alexandre Sozzi Peranovich e profissionais de equitação Diogo Peçanha, além do equitador Eduardo e dos cavalos Revista e Folk.



De acordo com a entidade, atualmente, o projeto contemplará 12 alunos escolhidos através de anamneses para que a terapia seja eficaz. Após avaliações periódicas, terão o retorno médico, fisioterápico e outras respostas da área da saúde quanto ao progresso e manutenção da terapia ou alta.

A APAE ainda informou que o projeto vem sendo idealizado desde 2019 e sendo preparado com muito carinho pelos visionários que já pensavam na qualidade do atendimento e benefício que a equoterapia teria nas vidas de alunos, assistidos e de suas famílias.


A Equoterapia conta com o apoio da empresa Ballagro – Agrotecnologia, a qual a APAE agradece em nome de sua diretora Serjane Paolillo. A entidade também ressalta o agradecimento a todos os profissionais envolvidos, de forma direta e indireta, que visa dar assistência, educar e estimular pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla das cidades de Piracaia, Joanópolis e Bom Jesus dos Perdões.



*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 175/abril de 2023.

Deixe seu Comentário