O outono começou no dia 20 de março, sucedendo o verão, e segue até 21 de junho, dando lugar ao inverno. A estação é marcada por um clima mais seco, com redução gradual da temperatura e das chuvas. É a época também em que as folhas e os frutos começam a cair, ou seja, um período de colheitas.

Os dias ficam mais curtos do que as noites, ficando ainda mais perceptível com a proximidade do inverno. Os especialistas alertam que as pessoas ficam mais suscetíveis à irritação das mucosas e doenças respiratórias no outono em razão da maior concentração de poluentes que vêm com o tempo mais seco.

As temperaturas baixas favorecem a proliferação de diversos vírus, como por exemplo, o da Influenza, que causa gripe, e Adenovírus, que causa o resfriado. O aumento das doenças acontece também porque as pessoas tendem a permanecer mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação.

No outono e no inverno, principalmente, é importante adotar alguns cuidados para a preservação da saúde: beber cerca de dois litros de água por dia, praticar atividades físicas, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, entre outros.

 *Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 176/maio de 2023.

Deixe seu Comentário