A saída foi marcada por muita emoção na madrugada do dia 7 de maio
Aconteceu, na madrugada do dia 7 de maio, a 18ª Romaria de Caminhoneiros de Joanópolis e Região com a participação de mais de oito cidades, entre elas Vargem, Piracaia, Camanducaia, Itapeva, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré e Salesópolis, entre outras.
Com saída às 2h em frente à Igreja Matriz (centro de Joanópolis), a Romaria reuniu grande número de caminhoneiros e veículos e simpatizantes que compareceram para apreciar a saída do encontro deste ato de fé. O evento contou com a participação do caminhoneiro Cabelo Batateiro, youtuber que compartilha com centenas de milhares de inscritos a rotina de suas viagens.
Segundo Tonho da Oralina, um dos idealizadores, a emoção e a sensação de missão cumprida tomam conta na missa especial aos romeiros, às 10h, na Basílica de Aparecida. “Traz o simbolismo da grande fé dos fiéis e devotos, e em agradecimento às conquistas, saúde, entre outros”, concluiu.
Ainda no dia 7 de maio, pela manhã, em missa transmitida pelo canal TV Aparecida, foi registrada também a presença das romarias diocesanas, com as paróquias participantes – em especial a Paróquia São João Batista, representada pelo pároco Emerson Aparecido da Silva, e celebração da Missa pelo bispo diocesano Dom Sérgio Colombo da Diocese de Bragança Paulista.
Sobre a Romaria dos caminhoneiros
Idealizado e iniciado pelo saudoso Lázaro Cunha, Seu Lazinho, como era carinhosamente chamado, e Tonho da Oralina, o evento acontece desde o ano de 2003 de forma ininterrupta até a pandemia de Covid-19 (2020/2021), que também ceifou a vida de Seu Lazinho. Em 2022, o evento foi retomado por Tonho e os companheiros Lezinho e Tucurinha.
O evento conta com duração de um dia, e o percurso compreende: saída na Praça Central de Joanópolis segue por Piracaia até a Rodovia Dom Pedro/Carvalho Pinto/Dutra até Aparecida do Norte onde há infraestrutura com barracas para o café da manhã e o almoço dos romeiros.
*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 176/maio de 2023