Depois de as peças para montagem terem recebido a “queima”, está sendo necessária uma proteção – como se fosse uma obra remodelada em cima de outra. A previsão de tudo estar finalizado e instalado é até o mês de agosto
Conforme publicado na ed. impressa 177, pág. 06, do Jornal TRIBUNA da Cidade do mês de junho – especial de 145 anos de Joanópolis e o padroeiro São João Batista, a artesã joanopolense Mercia Borges vem trabalhando mais uma de suas importantes obras. Aliás, esse projeto é de grande significância à sua carreira de artista: uma imagem de São João – padroeiro de Joanópolis – que deverá dar as boas-vindas a todos que chegam ao município.
A obra, de muita representatividade para os cristãos católicos, deveria estar concluída em meados de junho e poderia já estar instalada para os festejos de Joanópolis. Entretanto, em entrevista ao jornal TRIBUNA da Cidade (que acompanha desde o início os trabalhos da artista com a obra), Mércia explica o motivo pelo qual não será possível a entrega para este mês.
Como é uma obra de grandes extremidades e altura – 0,80 por 0,60 cm, e altura de dois metros – e tem base inteira confeccionada com umas das principais matérias-primas utilizada em seus projetos – a argila – depois de as peças para montagem terem recebido a “queima”, está sendo necessária uma proteção – como se fosse uma obra remodelada em cima de outra, explica. Essa matéria-prima de proteção recebe também isopor (material plástico) que não permite umidade em obras para exposições externas. Depois que o trabalho de proteção estiver concluído, e a montagem das peças (como membros, cabeça e adereços), a obra irá receber pintura e estará finalizada para a instalação.
Fotos: A famosa artesã joanopolense Mercia Borges executa agora
na obra da imagem de São João que irá para a entrada da cidade a aplicação da
matéria-prima de proteção. Depois disto concluído, haverá montagem das peças
(que já receberam queima uma a uma; membros, cabeça, adereços entre outros)
para finalmente a obra receber pintura e estar finalizada para a instalação.
“À medida que fui trabalhando e moldando a imagem de São João nessa proporção, fui percebendo necessidades que se apresentavam no dia a dia mediante a queima das peças, entre elas a de proteção. Sei o quanto os joanopolenses anseiam por ver a imagem do padroeiro na entrada da cidade, por isso a tentativa de que possamos usufruir da obra por muitos anos com a aplicação dessa matéria-prima que retardou a finalização da mesma. Todos sabem da grande honra que sinto em estar fazendo essa obra para Joanópolis, por isso a preocupação para que tudo dê certo”, afirmou.
Segundo Mercia, não faltará momento oportuno para a instalação da obra, já que no seu entender julho e agosto também já estão aí com a cidade em outras comemorações. Mercia também afirmou não conter a emoção ao ver as peças já com queima para os ajustes de proteção, montagem e pintura. “Vivenciar das mãos que moldam, especialmente a expressão no rosto, é muito gratificante. Sem palavras, sem explicação”, finalizou.
Foto: Depois de entregue a obra da imagem
de São João, Mercia Borges investe na criação de “anjos” em variados tipos em
forma de luminárias. É importante sempre rememorar a expressão artística da
artesã, que registra em sua trajetória exposições e mostras nacionais, eventos
internacionais, inúmeros prêmios, representatividade e participação em várias
atividades em Joanópolis. Mercia molda e esculpe há mais de 40 anos figuras da
tradição popular, santos católicos, anjos e querubins, obras em grandes, médias
e pequenas estátuas que provêm de estudo, aprendizagem, pesquisas e de seu
imaginário.