Após a última publicação no TRIBUNA da Cidade (Julho/Agosto – Edi 178), alguns meses e muitos processos, a obra da imagem de São João teve finalizada a pintura e os últimos detalhes. Com uma grande expectativa, se aguarda a construção da base para a instalação da imagem.

A obra será instalada na rotatória na avenida Círia Marques Padilha, na entrada de Joanópolis, assim que estiver construída a base, ainda entre o mês de agosto/setembro. Inicialmente, havia a projeção por parte da comunidade católica – através do grupo de fieis que idealizou a confecção, coordena e presta atendimento junto à artesã joanopolense Mercia Borges (autora da obra) – que nos festejos do padroeiro e 145 anos da cidade ela já estivesse instalada.

Entretanto, por ser de grandes extremidades e altura – 0,80 por 0,60 cm, e altura de dois metros – e confeccionada com umas das principais matérias-primas utilizada por Mercia em seus projetos – a argila – foi necessária uma proteção depois de as peças montadas após a “queima” individual de cada uma delas. Como se fosse outra obra remodelada em cima de outra, a proteção é para evitar umidade em obras para exposições externas, explicou a artista.

“Sei o quanto os joanopolenses anseiam por ver a imagem do padroeiro na entrada da cidade, por isso a tentativa de que possamos usufruir da obra por muitos anos com a aplicação da matéria-prima que retardou a finalização da mesma. Todos sabem da grande honra que sinto em estar fazendo essa obra para Joanópolis, por isso a preocupação para que tudo dê certo e o sonho da grande maioria seja realizado”, acrescentou.

Mercia disse se emocionar a cada etapa da obra: a queima, a modelagem para proteção, a montagem das peças, os ajustes e finalmente a etapa da pintura e ajustes finais, onde a sensibilidade com os detalhes, como a expressão no rosto e o olhar do artista ao conjunto da obra, duplicam. “Isto tudo é muito gratificante, e também compartilho da grande expectativa da comunidade para a instalação desta obra. Agradeço a cada um que se esmerou e participou para a existência desse projeto. Ressalto que não imaginei a honra dessa vivência, mas ela em muito me realiza, como cidadã e o legado da cidade às artes”, finalizou.

Nós, do Jornal TRIBUNA da Cidade / Tribuna Joa, tivemos no decorrer da confecção o privilégio de acompanhar de perto e de maneira constante a artesã trabalhando nessa importante obra, um projeto de grande significância à sua carreira de artista renomada – a imagem de São João Batista, padroeiro de Joanópolis – que deverá dar boas-vindas a todos que chegam ao município.



Fotos: Com grande expectativa, a joanopolense Mercia Borges executou, na obra da imagem de São João, a pintura e os ajustes finais para a instalação na entrada de Joanópolis. É importante sempre rememorar a expressão artística da artesã, que registra em sua trajetória exposições e mostras nacionais, eventos internacionais, inúmeros prêmios e participação em várias atividades na cidade. Mercia molda e esculpe há mais de 40 anos figuras da tradição popular, santos católicos, anjos e querubins, obras em grandes, médias e pequenas estátuas que provêm de estudo, pesquisas e de seu imaginário.

Deixe seu Comentário