Foto:
acervo Jornal TRIBUNA – ano de 2022
O Jornal TRIBUNA da Cidade / Tribuna Joa, congratula com o Clube da Melhor Idade de Joanópolis os 22 anos de fundação com muita alegria, integrado ao grupo com o trabalho de imprensa desde a publicação no periódico, em 2001, do edital obrigatório para a existência da instituição. Parabéns, é um grande orgulho fazer parte dessa história!
No dia 17 de agosto (feriado municipal de 128 anos de Emancipação Político-Administrativa de Joanópolis), o Clube da Melhor Idade “Recanto Feliz” de Joanópolis completou 22 anos de fundação pela idealizadora do grupo em 2001, a ex-primeira-dama Suzana Margareth Cardoso.
Atualmente, está no comando a diretoria, biênio 2021/2023, sob a presidência de Maria Aparecida Ribeiro, a qual agradece o apoio de todos os associados – membros da diretoria, equipe de apoio, amigos e simpatizantes que no decorrer da história do grupo, participam e enobrecem causas em prol da melhor idade.
Para atender medidas legais e de adequação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), uma reforma promoveu um novo Estatuto Social do Clube da Melhor Idade, que restringiu a participação de integrantes para idade igual ou superior a 60 anos, mantendo-se o direito de fazer parte, eleger e ser eleito para aqueles que já faziam parte antes do novo documento (aprovado na gestão anterior).
Segundo a presidente Cida, é importante ressaltar que, mesmo em comemoração à tão importante data e muitas ações em curso com agenda trimestral como eventos, bingos beneficentes, rifas, brechós, viagens, oficinas, confecção, produção e exposições de artesanato, reuniões, encontros e bate-papos, música e cantorias, entre outros, existe ainda a necessidade de se efetivar políticas públicas para a terceira idade da cidade. “Há na cidade muitos idosos sem assistência mínima em situação de vulnerabilidade social, e temos de trabalhar esse conceito com consciência e dedicação”, acrescentou.
“Buscamos fazer com que o bom humor, música e o carinho com os mais idosos sejam destaque nos encontros semanais com o salão sempre lotado e animado, um lugar onde as pessoas se sintam acolhidas e amadas, em completa interação uma com as outras. Nossos lemas ‘Não tenho idade, tenho vida’ e ‘Recanto Feliz, um lugar pra se fazer amigos’ vêm sendo cumpridos à risca”, disse.
“Hoje, buscamos lutar com ações contra o etarismo – discriminação, preconceito e aversão contra pessoas por conta de sua idade avançada, que também machuca tanto e o quanto de tantas outras discriminações. Estamos sempre abertos a novas ideias e à ampliação do grupo, assim como parceiros e amigos que são sempre bem-vindos”, concluiu.
Os interessados em se associar (idade igual ou superior a 60 anos), devem ir pessoalmente à sede do Clube da Melhor Idade, localizada na rua Álvaro Costa, nº 47, às quintas-feiras, a partir das 14h, com documentos e fotos. A mensalidade é de R$15,00.