A apresentação teve como convidados os cantores Renato Teixeira e Chrystian, reunindo centenas de pessoas
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira realizou uma apresentação no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), no dia 18 de agosto, com a finalidade de contribuir com o Espaço de Convivência e Aprendizado (ECOA), instituição de Bragança Paulista sem fins lucrativos.
O ECOA realiza, desde 2007, diversos projetos focados no acolhimento afetivo e aprendizado de crianças e adolescentes, através de atividades que promovam o fortalecimento de vínculos familiares e sociais. Toda a renda obtida pelo projeto Arte do Bem é revertida à instituição.
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira, sob a regência do maestro e fundador Rui Torneze, trouxe a Bragança Paulista os cantores consagrados na música brasileira, Renato Teixeira e Chrystian.
A iniciativa é da produtora de projetos culturais “Articular” por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (PROAC-SP), do Governo do Estado de São Paulo, e do Selo Arte do Bem, projeto sociocultural que procura popularizar a música instrumental e ajudar instituições sólidas que atuam no terceiro setor.
Importante relembrar, que o maestro Rui Torneze promoveu em Joanópolis um despertar da cultura musical de viola caipira entre alunos e com a criação de orquestras, através de iniciativas e movimentos da saudosa professora Neide Rodrigues Gomes, que mantinha com o maestro estreitos laços de amizade.
Fotos: Um público de centenas de pessoas prestigiou a orquestra com os cantores consagrados na música brasileira, Renato Teixeira e Chrystian. O maestro Rui e o filho Lucas Torneze celebraram o momento com amigos e imprensa da região, e o ex-prefeito de Joanópolis Mauro Garcia, amigo de suas estadias na cidade.
*Reportagem publicada no impresso Jornal
TRIBUNA da Cidade – Edi. 179 - setembro de 2023.