O empresário Oscar Innecco chegou há oito anos em Joanópolis e, atento às oportunidades turísticas da nossa Joia da Mantiqueira, construiu aqui O Bosque, uma pousada localizada no Bairro do Azevedo. Além de oferecer hospedagem nas casas, chalés e alojamentos implantados na mata, também proporciona aos joanopolenses outros serviços.

No SPA Azaléia, atende com serviços de massoterapia, estética e banhos de ofurô com ervas e óleos essenciais. No espaço de eventos Ora Pro Nóbis, recebe grupos terapêuticos, estúdios de yoga e empresas, que vêm realizando retiros e workshops suportados pelo local, que dispõe sistema multimídia de alta qualidade e capacidade para 50 pessoas.

O Bosque é atendido por quatro redes de internet que cobrem todo o espaço físico. Duas das casas foram projetadas para atender hóspedes buscando realizar trabalhos em home office. Elas são estruturadas com mesas, cadeiras giratórias e poltronas e, como as demais casas, dispõem de pequena copa com bancadas de pia, frigobar e equipamentos básicos para realizar pequenas refeições.

Com vistas a proporcionar a seus hóspedes e visitantes qualidade na alimentação que é servida, o grupo implantou hortas orgânicas e medicinais, dispondo de uma funcional casa de chás para a degustação das espécies cultivadas.

Aos finais de semana, um farto e delicioso café da manhã é servido, recebendo famílias de Joanópolis e arredores para encontros alegres e saborosos. Oscar tem sua residência e escritório também no O Bosque, de onde comanda toda a operação e participa pessoalmente das tarefas de atendimento e recepção, além dos serviços de check-in e check-out que ele faz questão absoluta de realizar.

Em um desses domingos ensolarados de inverno, sentados no deck construído junto a cachoeira que corta a propriedade, conversamos gostosamente e compreendemos melhor o seu projeto.

Depois de percorrer as diversas trilhas e planos onde se situam as casas e os mirantes, ficamos curiosos em saber como era esse lugar antes de você chegar.

Bel, esta área de 15 mil metros quadrados era fortemente ocupada por um bosque de eucaliptos, consistindo em uma encosta acidentada e uma pequena área plana junto à estrada municipal. Na minha vivência como engenheiro, eu já tinha realizado várias obras de saneamento, drenagem, pavimentação e contenção de encostas em áreas para o poder público. Para mim, foi muito prazeroso conceber e executar esse projeto de ocupação.

Como foi? Em quanto tempo?

Trabalhando com participação integral da vizinhança, com talentos que foram sendo descobertos e capacitados, conseguimos realizar as obras físicas e desenvolver os serviços de qualidade que vêm sendo prestados aos hóspedes e visitantes. O trabalho com a comunidade local e o estabelecimento de laços de parceria e amizade é uma das faces da sustentabilidade do nosso projeto. Foram cinco anos de planejamento e execução de obras e três anos de operação.

Fale um pouco mais sobre essa sustentabilidade...

É uma benção ter em nosso espaço um riacho e uma cachoeira. A água captada na barragem, construída em nossas maiores elevações, atende às necessidades da pousada. A cachoeira forma dois pequenos lagos que oferecem um lazer para banho de nossos hóspedes e visitantes. A água é aproveitada para impulsionar nosso sistema de irrigação das hortas, do herbário e dos nossos pomares. As águas dos telhados irrigam nossas plantações que produzem grande parte dos alimentos e geleias que servimos em nossos cafés da manhã.

Quais são as dificuldades que você encontra com a mão de obra qualificada para o trabalho em seu negócio?

A falta de transporte público em Joanópolis dificulta a vinda de trabalhadores da cidade para o nosso espaço rural. Precisamos descobrir os talentos em nossa vizinhança, desenvolver e capacitar para conseguir formar um time qualificado e vencedor. É árduo e demorado, mas uma vez formado o grupo se torna fiel e veste a camisa O Bosque.

Vocês servem refeições?

Não somos um restaurante, mas servimos refeições nas ocasiões dos eventos ou quando oferecemos à comunidade almoços temáticos, como no Dia das Mães, onde sorteamos uma cesta com produtos do O Bosque.

Aos finais de semana, servimos cafés da manhã de muita fartura e qualidade. São verdadeiros brunchs, com pães, bolos, geleias, tortas salgadas, patês e queijos fabricados aqui por nós. As famílias de Joanópolis vêm crescentemente nos honrando com sua presença, ocasião em que aproveitam parte da manhã de seu domingo para frequentar nosso SPA que oferece serviços de massoterapia, estética e banhos de ofurô.  E assim estamos fazendo, com muita perseverança e amor, símbolos de nosso desejo e compreensão de vida!

Serviço

O Bosque – Hospedagem e Eventos, por sua beleza e qualidade, é um grande atrativo em Joanópolis e um destino imperdível para passeios e estadia. O empreendimento está localizado no Bairro do Azevedo (Estrada do Azevedo, s/nº). Informações e reservas: (11) 99621-3382 / Instagram @obosque.art


*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 179 - setembro de 2023.

Deixe seu Comentário