Joanópolis aguarda com grande expectativa a edificação da base que irá receber a imagem de São João Batista no local onde será instalada – no canteiro, na rotatória na avenida Círia Marques Padilha, na entrada da cidade.
Segundo informou à reportagem, Mauro Ximenez (carinhosamente chamado de Maurão Gordo pela comunidade), que coordena o grupo de fieis que idealizou a confecção e prestou atendimento à artista Mercia Borges no decorrer da obra, o grande sonho de tantos joanopolenses agora está próximo de se realizar, mesmo não estando a data ainda definida. Porém, afirmou que muito em breve vivenciaremos a tão importante notícia – o dia da instalação da obra, esperada desde o mês de junho quando a comunidade católica projetava que ela estaria concluída para o aniversário do padroeiro e os 145 anos da cidade.
Relatamos, desde o início da confecção desta obra, o passo a passo de alguns meses e os muitos processos, estando na última publicação no TRIBUNA da Cidade (Julho/Agosto – Edi. 178) o registro da imagem de São João com a pintura e os últimos detalhes sendo finalizados. Agora, temos a satisfação de apresentar a obra totalmente finalizada.
Como escrever, e publicar a obra da imagem de São João em toda sua sublimidade – sem descrever novamente o trabalho, a dedicação e o carinho da artista joanopolense Mercia Borges?
Autora da escultura de grandes extremidades e altura – 0,80 por 0,60 cm, e altura de dois metros – Mércia confeccionou com umas das principais matérias-primas que utiliza: a argila. Depois de as peças montadas após a “queima” individual de cada uma delas, ainda foi necessária uma proteção em toda a obra, outra obra remodelada em cima da original de argila, técnica utilizada pela artista para evitar umidade em criações para exposições externas.
“Me emocionei, vivi e trabalhei com entusiasmo cada etapa da obra: o estudo, a modelagem das peças, a queima, a montagem das peças, a modelagem para proteção, a etapa da pintura e ajustes finais – esses, onde a sensibilidade se aguça e duplica a riqueza necessária nos detalhes ao olhar do artista com o conjunto da obra; como a expressão no rosto, detalhamentos artísticos nas peças como o manto, mãos, pés e até mesmo a ‘lã’ nas vestes e no carneirinho que compõe a obra. Tudo foi muito gratificante e se torna inesquecível”, afirmou a artesã.
“Tenho certeza de que a expectativa da comunidade será atendida. Houve ali muito amor e um laço de fé que é compartilhado para com esta obra. Aproveito a oportunidade aqui do Tribuna para agradecer a todos que apoiaram e participaram para que esse sonho/projeto da imagem de São João Batista – padroeiro de nossa Joanópolis, se tornasse realidade. Para mim, em particular, uma das vivências de maior honra que tive até aqui! Desejo para a cidade e os joanopolenses muitas felicidades por estar próximo o dia de todos usufruírem da tão esperada obra da imagem na entrada na cidade”, complementou.
*Reportagem
publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 179 - setembro de 2023.