Foto: Justiça Eleitoral

Em Joanópolis, serão cinco eleitos dos nove candidatos que concorrem ao cargo de conselheiro tutelar; os demais ficarão como suplentes

No próximo domingo, dia 01 de outubro, acontecem as eleições diretas e unificadas em todo o país para a escolha de conselheiros tutelares.

A campanha eleitoral teve início no dia 01 de setembro e se encerra no dia 30 (sábado), véspera da eleição, conforme as diretrizes das etapas, até a posse em 2024, constantes do edital nº 02/2023/CMDCA, disponível para mais informações onde os munícipes podem consultar o Diário Oficial de Joanópolis – edição nº351, no site www.joanopolis.sp.gov.br.

No município, são nove candidatos que concorrem ao cargo:

Zilda de Oliveira Fanti – (ZILDA DA LUCILA - nº 1001)

Rosi Ap. Dias da Silva (ROSI SILVA - nº 1002)

Diego Carlos M. Costa (DIEGO COSTA - nº 1003)

Milene Romano de Oliveira (MIH ROMANO - nº 1004)

Maria Ap. Cavalcanti Miranda (CIDOCA - nº 1005)

Meire Cordeiro Alves (MEIRE ALVES - nº 1006)

Delaine de Jesus (DELAINE nº 1007)

Roseli Padilha Santos (ROSELI PADILHA - nº 1008)

Liliane Cristina Vieira (LILI - nº 1009)

A eleição acontecerá por votação em urna eletrônica através de apoio da Justiça Eleitoral à eleição do Conselho Tutelar em todo o território nacional – regulado pela Resolução TSE nº 23.719/2023, que prevê o empréstimo e a preparação de urnas eletrônicas, treinamento e suporte técnico nas eleições. Em Joanópolis, será realizada na EMEF “Vicente Camargo Fonseca” (Rua Capitão Antonio Mathias, 544, no bairro Jardim São João I), das 8h às 17h.

No local de votação, os eleitores podem conferir a lista dos candidatos com os respectivos números. O eleitor votará uma única vez – em um único candidato. Os cinco candidatos mais votados assumirão o cargo como membro titular do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028. Os demais serão considerados suplentes, seguindo-se ordem decrescente de votação. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2024, com validade até 09 de janeiro de 2028.

Podem votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município ou cuja transferência do título tenha ocorrido até 90 dias antes do pleito. O voto é facultativo. Para votar, será necessário estar munido de documento oficial de identidade com foto (RG, CNH, CTPS etc.) e não será permitido voto por procuração. Não se admitirá a inclusão manual de nomes ao caderno de eleitores nem o voto de eleitores cujo nome não esteja ali indicado. 

De acordo com um ofício emitido pelo CMDCA de Joanópolis, foram convocados conselheiros de direitos e servidores para atuarem como presidentes de mesa, mesários e escrutinadores na votação do Conselho Tutelar do município no dia 01 de outubro. Eles devem estar nos respectivos locais de votação com antecedência mínima de uma hora.

Ainda segundo o documento, na tarde desta quinta-feira (28), os conselheiros e servidores participaram de uma reunião na secretaria de Assistência Social e Cidadania a fim de definir a seção em que cada um irá atuar e orientar sobre os procedimentos a serem adotados durante a votação e a apuração.

Veja abaixo a relação dos presidentes de mesa, mesários e escrutinadores:

Adriana Ferreira Cabral

Ana Lúcia de Oliveira Braga

Ana Paula Siqueira Vaz

Ariana Alves de Souza

Bruno de Oliveira Santos

Claudemir Anderson de Oliveira

Cristiane de Oliveira Bueno

Eliana Margareth dos Santos

Elizabeth da Costa

Fabiana Fernanda Albarelli

Gabriel Buozo Bonilha

Juliana Aparecida Araujo de Souza

Lucineia Aparecida Antiquera Gomes

Regina Lúcia Alves de Lima Lopes

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ao todo, serão eleitos cerca de 30.500 conselheiros tutelares nas 5.570 cidades brasileiras. Uma vez eleitos, eles têm a responsabilidade de realizar atendimentos e acompanhar casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes; encaminhar os casos para as autoridades que cuidam dessas situações e promover ações educativas e preventivas em todo o país.

Confira os candidatos e respectivos números:

Zilda de Oliveira Fanti (ZILDA DA LUCILA) – nº 1001


Sou mãe, avó e tenho experiência na vida pública, pois fui vereadora e funcionária da Assistência Social. Resolvi me candidatar ao Conselho Tutelar porque ainda tenho a minha missão de continuar ajudando o meu município. Pela minha experiência, eu sei que nossas crianças precisam de apoio. A função de conselheira vai além de cumprir normas e leis, precisamos realmente conhecer a necessidade do nosso povo. Amo minha cidade e minha gente.

Rosi Ap. Dias da Silva (ROSI SILVA) – nº 1002


Sou Rosi Silva, candidata do Conselho Tutelar. Como cidadã de Joanópolis, vou agir com dedicação e responsabilidade em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes, pois minha prioridade é “AGIR JÁ”.

Diego Carlos M. Costa (DIEGO COSTA) – nº 1003


Sou Diego Costa, novamente candidato a conselheiro tutelar. Trabalhar e lutar pelos ideais e deveres perante a criança e o adolescente.

Milene Romano de Oliveira (MIH ROMANO) – nº 1004


Eu sou Milene Romano de Oliveira e estou concorrendo ao cargo de conselheira tutelar. Com base nos princípios que guiam minha conduta como uma cidadã comprometida com suas obrigações, tenho confiança em minha capacidade de desempenhar essa função com empenho e cumprir o propósito do Conselho Tutelar.

Maria Ap. Cavalcanti Miranda (CIDOCA) – nº 1005


Sou assistente social e conselheira suplente. Busco a oportunidade de estar no Conselho Tutelar e fortalecer o trabalho desse órgão de proteção dos direitos da criança e do adolescente, pois acredito no fiel trabalho de conselheira para garantir direitos, respeito e proteção a eles.

Meire Cordeiro Alves (MEIRE ALVES) – nº 1006


Sou Meire Cordeiro Alves, residente de Joanópolis e candidata a Conselheira Tutelar. Sou assistente social e, como cidadã consciente do dever e da atribuição dos direitos da criança e do adolescente, acredito que posso exercer o cargo com dedicação e atender as atribuições de conselheira tutelar.

Delaine de Jesus (DELAINE) – nº 1007


Sou Delaine de Jesus, novamente candidata a conselheira tutelar, conto com a ajuda de toda a população de Joanópolis para continuar lutando pela garantia dos direitos, respeito e proteção da criança e do adolescente. Trabalharei arduamente, zelando pelo cumprimento dos direitos garantidos às crianças e aos adolescentes, operando no enfrentamento à negligência, às violências físicas e psicológicas, à exploração sexual e outras formas de violações.

Roseli Padilha Santos (ROSELI PADILHA) – nº 1008


Sou Roseli Padilha, candidata ao Conselho Tutelar. Compromisso, ética e empatia são os princípios que me guiam na busca por um Conselho Tutelar forte e eficaz, capaz de proteger nossas crianças e nossos jovens de toda e qualquer forma de abuso, negligência e violência. A segurança deles é a minha prioridade.

Liliane Cristina Vieira (LILI) – nº 1009


Sou Liliane, nascida e criada em Joanópolis. Fazer valer e cumprir os direitos das crianças e adolescentes.

 

Deixe seu Comentário