
Os resultados das eleições
para Conselhos Tutelares começaram a ser divulgadas. No último domingo (01), os
eleitores foram às urnas em todo o Brasil para elegerem mais de 30 mil representantes
que atuaram na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em cada
município.
Em Joanópolis, a eleição foi na EMEF “Vicente Camargo Fonseca”, das 08h às 17h. A votação foi distribuída em quatro seções organizadas para receber os eleitores por ordem alfabética. Mesmo o tempo chuvoso e as eminentes mudanças divulgadas, a eleição aconteceu de forma tranquila.
O processo ocorreu sob acompanhamento de um representante do Ministério Público, e também da Comissão Especial composta por Katia Figueiredo Oliveira (representante do Poder Público); Juliano José de Paula Cunha Junior (Poder Público); Vanderli Aparecida de Moraes (representante da Sociedade Civil) e Diego Brida Toni (representante da Sociedade Civil).
As eleições são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob fiscalização do Ministério Público. De acordo com um relatório inicial do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), mais de 56 mil urnas eletrônicas fornecidas pela Justiça Eleitoral foram utilizadas em todo o território nacional pela primeira vez.
Conforme informações fornecidas pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil dispõe atualmente de 6.100 conselhos tutelares distribuídos em 5.570 municípios e entidades administrativas. Estes conselhos têm um mandato com duração de quatro anos e requerem compromisso integral com suas responsabilidades.
Os cinco candidatos mais votados assumirão o cargo como membro titular do Conselho Tutelar para o quadriênio 2024/2028. Os demais serão considerados suplentes, seguindo-se ordem decrescente de votação. A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2024, com validade até 09 de janeiro de 2028.
O voto foi facultativo, mas
vale destacar que essa foi a eleição de conselheiros tutelares dos últimos 10
anos com menor número de participação popular em Joanópolis. Veja abaixo a lista com os cinco candidatos
que serão membros titulares, os quatro suplentes e as respectivas quantidade de
votos de cada um:
1° Zilda da Lucila – 301 votos
(titular)
2° Delaine – 296 votos
(titular)
3° Cidoca – 262 votos (titular)
4° Lili – 227 votos (titular)
5° Diego Costa – 201 votos
(titular)
6° Roseli Padilha – 186 votos
(suplente)
7° Meire Alves – 163 votos
(suplente)
8° Mih Romano – 117 votos
(suplente)
9° Rosi Silva – 59 votos (suplente)