De ação lúdico-pedagógico, o projeto visa oferecer aos pequenos um espaço de acolhimento, alegria e crescimento


Desde o dia 1 de março deste ano, Joanópolis conta com o projeto “Obra Social São João Batista”, que atende crianças da rede municipal, no contraturno, de 4 a 12 anos, com o objetivo de auxiliar as famílias cujos pais trabalham o dia inteiro, evitando que as crianças fiquem na rua ou ociosos e sem acompanhamento em casa e faz parte do campo estrutura/educação do Projeto Bola da Vez.



 

Está à frente do projeto uma diretoria executiva constituída por Jonas Alves Nascimento (presidente), Renato Azevedo Alves (tesoureiro), Célia Badari Goulart (secretária) e Edivaldo Antonio Pinheiro André (conselho fiscal), que conta com o apoio da Paróquia São João Batista e da Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação.

 

Através de uma equipe composta por três professores, uma coordenadora, uma cozinheira e uma auxiliar de serviços, o projeto desenvolve atividades de reforço pedagógico, lúdicas, educativas e comportamentais que trabalham conceito de respeito, solidariedade, amizade e amor ao próximo. É oferecido refeição e lanche de acordo com o cardápio da secretaria de educação.






Além de todo o cuidado do acompanhamento às crianças, soma-se ao projeto melhorias como a pintura no prédio, limpeza e manutenção externa e interna, e uma nova infraestrutura com espaços preparados e equipados, como salas de aula, sala dos professores, coordenação, brinquedoteca, espaço de leitura e atividades de colagens, cozinha, refeitório, jardim interno e extensa área livre para atividades de recreação, aprendizagem e de lazer.

 

O projeto mantém parcerias para a sua permanência e parte da manutenção, mas está aberto para apoio da sociedade civil – donativos, doações, brinquedos, utensílios, roupas e calçados (que são disponibilizados às famílias mediante a necessidade), trabalho voluntário (variadas áreas), entre outros. Através de apoio da comunidade, órgãos públicos e comércio local, os pequenos receberam nos dias 9 e 10 de outubro, alusivo ao Dia da Criança, dois dias de comemorações com inúmeras atividades, lanches, refrigerantes, doces e kits.

 

A “Obra Social São João Batista” está localizada na rua Pedro Nassif, 90, Jardim Bela Vista. Mais informações e apoio pelo WhatsApp (11) 9.1244-4651. Hoje, a forma como o prédio vem sendo cuidado com nova pintura, limpeza e manutenção externa e interna pode ser visualizada pela sociedade. 




Projetos no prédio: da história à atualidade

 

Na edição 170, coincidentemente em outubro de 2022, o Jornal TRIBUNA da Cidade entrevistou o pároco Emerson Aparecido da Silva sobre o destino do prédio do atual “Obra Social São João Batista”, que abrigou por vários anos o projeto Santo Antônio de Pádua e é pertencente à Mitra Diocesana de Bragança Paulista – Paróquia São João Batista de Joanópolis.

 

Foi relatado um pouco da história, que indica inicialmente naquele local apenas um terreno. Posteriormente, com o esforço da comunidade paroquial e o entusiasmo do Instituto das Irmãs de Nossa Senhora das Graças, o prédio foi levantado e elas foram as primeiras administradoras da creche lá implantada.



 

Depois desse período de gestão do Instituto das Irmãs de Nossa Senhora das Graças, o padre Edson Gomes da Silva estava como pároco de Joanópolis e iniciou a administração junto aos trabalhos da creche. Em 2018 saiu da paróquia, porém permaneceu na gestão da creche até 2022, quando encerrou o seu trabalho na área.

 

“O Projeto Santo Antônio já estava fechado há dois anos por causa da pandemia que assolou o mundo. Quando a paróquia retomou o prédio, nada estava em funcionamento e pouca ou nenhuma estrutura material foi deixada no espaço”, explicou à época o padre Emerson.



 

A paróquia São João Batista fez todo o caminho de reestruturação material do prédio, reorganizando os espaços e buscando criar condições de acolher as crianças. Além da organização burocrática, foi necessária a constituição de uma diretoria executiva, conforme já citado a composição nesta matéria.

 

“O trabalho com crianças é árduo, mas é imprescindível. É preciso zelar por elas, oferecendo o necessário para o seu desenvolvimento. Como se fez ao longo desses anos, queremos continuar oferecendo os cuidados necessários, fazendo com que o novo projeto Obra Social São João Batista seja um espaço de acolhimento, alegria e crescimento”, reforçou o padre Emerson.




Espaço Aberto SOCIEDADE 


O Espaço Aberto SOCIEDADE foi reativado devido a pedidos de inúmeros leitores que sentiram falta dessas publicações e que vislumbraram lembranças preciosas de histórias e fatos nele relatados. Mande sugestões ou indicações de reportagens que retratem exemplos, legados, curiosidades e tudo o que for relevante para a nossa sociedade. E-mail: tribunadacidade@gmail.com.

 

*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 180 - outubro de 2023.

Deixe seu Comentário