A edição de novembro de 2023 do jornal TRIBUNA da Cidade homenageia, com muito respeito, o desportista Silvio Zacarias, um dos atletas joanopolenses que deixou sua marca registrada em todas as competições que participou na sua modalidade.

 

Além da sua história inspiradora e da linda trajetória no esporte, o leitor acompanha alguns de seus melhores momentos e conquistas no decorrer dos anos em participações pelo Brasil e exterior.


Silvio Zacarias, competidor de Atletismo Master, nasceu em 30 de agosto de 1939. Filho de Antonio Zacarias e Hermínia Maria Zacarias, foi morador do bairro do Bonifácio até os 12 anos de idade, onde concluiu o 1º ciclo das séries iniciais. Mudou-se para o bairro da Pedra do Carmo e conheceu Benta Rodrigues Barbosa, com quem se casou em 1961. Em 10 de junho de 2023, o casal comemorou 62 anos de laço matrimonial. Silvio criou seu sobrinho Daniel Andrade com muito amor e a dedicação de um grande pai.



 

Em 1966, começou a prestar serviço para a Prefeitura de Joanópolis, desbravou a Cachoeira dos Pretos – hoje o principal ponto turístico da cidade – e administrou as estradas de rodagens do município até 1980, quando foi transferido para a Cooperativa de Laticínios, permanecendo por mais 14 anos. Mais tarde, retornou à Prefeitura, onde prestou serviços na Santa Casa de Misericórdia de Joanópolis com muita dedicação e carinho.

 

Apaixonado por futebol, esteve à frente da principal equipe de Joanópolis, o antigo e conhecido São João Futebol Clube, de 1970 até 1992. Junto com os jogadores da cidade, conquistou diversos títulos municipais e regionais.



 

No ano de 1994, Silvio Zacarias, o “companheiro” como é conhecido na cidade, descobriu que tinha outra vocação, começando assim a participar de provas de Atletismo pela região. Logo, percebeu que seus resultados eram expressivos e discrepantes, se comparados a outros corredores de mesma idade. Começou, então, a conquistar diversas provas no decorrer dos anos. Atualmente, chega a somar mais de 500 títulos e troféus de campeão e mais de 550 medalhas. O seu histórico esportivo é também composto por honras como carregar a bandeira do país em competição internacional e estar em atividade esportiva na atualidade, aos 84 anos de idade.







 

Chamado carinhosamente de “filho do vento” pela Contra-Relógio – revista tradicional de corridas de rua e maratonas no Brasil – diante de tantas vitórias, pode-se destacar alguns títulos em sua categoria Master: Campeão da Maratona dos Bandeirantes Santa Bárbara a Campinas – 42km (2001); Campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro, Rio – 21km (2002); Campeão da Volta da Pampulha, Belo Horizonte – 10km (2002); Campeão Sul-Americano, Rio de Janeiro – 800m e 1500m (2006); 3º Melhor Corredor do Mundo – 5km no Campeonato Mundial realizado em Riccione, na Itália, em 2007; Campeão Brasileiro em Maringá, Paraná 2010; Campeão Brasileiro em São Bernardo do Campo – 800m e 1500m (2018); 16 vezes Campeão Paulista, São Paulo, 2006 a 2022; Campeão Troféu Brasil, 2021, entre outros.





 



Além dos muitos títulos que enobrecem o seu currículo como corredor profissional, medalhista e campeão, Silvio também enumera muitas amizades e conhecimento mundo afora de atletas de grande relevância de competições mundiais e nacionais do atletismo Master, sendo exemplo e inspiração para muitos, especialmente após a sua volta às pistas pela superação de um grave problema de saúde em 2004, que o deixou afastado por algum tempo. 





 

Atualmente, sente por não poder participar de grandes disputas como o Campeonato Brasileiro, Sul-americano e Mundial, já que os custos são elevados. Porém, leva consigo a certeza de que seria campeão nesses torneios masters, pois sempre compara seu tempo de treino e corridas regionais com os resultados dos vencedores dessas grandes competições e constata que seu tempo de prova seria o suficiente para vencê-los.

 

Em corridas regionais, ele conta com o apoio e patrocínio do comércio local; Donine Supermercados, Auto Posto Monza, Clube de Campo de Joanópolis, Essencial Farma, RB Papelaria, Padaria Pão da Montanha, Ari Cardoso Advocacia, Escritório do Alipinho e Nival Auto Car.





 

Em corridas de circuito fechado (provas de pista 400m, 800m, 1500m), Silvio compõe a delegação da Prefeitura de Itatiba, onde recebe total apoio e condições para desenvolver o que sabe fazer de melhor, que é correr e competir. Por vários anos, vem somando vitórias e pontos para a equipe.

 

O “companheiro” já recebeu diversas placas de homenagens por suas conquistas, e a maior delas foi a inauguração da pista de skate de Joanópolis que recebeu o seu nome.





 

Com muita dedicação e treinos diários, Silvio vem mantendo seu desempenho, surpreendendo o tempo e servindo de exemplo para as novas gerações. Pretende permanecer assim até quando Deus permitir e lhe der forças.




Espaço Aberto SOCIEDADE

 

O Espaço Aberto SOCIEDADE foi reativado devido a pedidos de inúmeros leitores que sentiram falta dessas publicações e que vislumbraram lembranças preciosas de histórias e fatos nele relatados. Mande sugestões ou indicações de reportagens que retratem exemplos, legados, curiosidades e tudo o que for relevante para a nossa sociedade. E-mail: tribunadacidade@gmail.com.

 

*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 181 - novembro de 2023.

Deixe seu Comentário