Os valores serão reajustados em 6,97% e 3,71% a partir do dia 23

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão o ano de 2024 com seus pagamentos de janeiro devidamente corrigidos. A Dataprev, responsável pelo processamento de dados previdenciários, iniciou a execução da folha de pagamento deste mês, contemplando ajustes nas quantias recebidas pelos segurados.

Conforme as novas diretrizes, os beneficiários que percebem quantias superiores ao salário mínimo serão contemplados com um reajuste de 3,71%, enquanto aqueles que recebem valores abaixo do piso nacional desfrutarão de um aumento mais expressivo, alcançando 6,97%.

De acordo com o INSS, a atual base de beneficiários é composta por 25.931.724 pessoas que recebem até um salário mínimo e 13.370.823 que ultrapassam esse patamar. Entre esses, cerca de 5,8 milhões são beneficiários de auxílios assistenciais, conforme dados da folha de pagamento de dezembro de 2023.

A partir do dia 23 de janeiro, os beneficiários poderão acessar o extrato de pagamento e verificar os ajustes aplicados. Os depósitos relativos a janeiro serão efetuados no período de 25 de janeiro a 7 de fevereiro para aqueles que recebem até um salário mínimo. Já os segurados com renda mensal acima desse valor terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro.

É importante destacar que os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo de 2023 e possuem benefícios superiores ao salário mínimo não receberão o reajuste integralmente. A correção será proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.

Para realizar a consulta de valores, aqueles que não possuem acesso à internet podem ligar para a Central 135 e confirmar alguns dados. Já os segurados com acesso à web podem utilizar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) ou o aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS.

Deixe seu Comentário