Por Bel Suthoff
Este é um momento peculiar de
muita alegria, emoção e satisfação pela oportunidade, como cidadã “de coração”
de Joanópolis e editora deste periódico, registrar um dia da extensa vida de
pessoas queridas e de muita representatividade na história e vida da sociedade
joanopolense. É uma grande honra poder dizer algumas palavras sobre Dona Tereza
Fernandes, Dona Lourdes Bueno e Dona Terezinha Cardoso, as quais rendemos
nossas sinceras homenagens pelos seus 99 anos, cada qual a sua maneira
ensejando as comemorações do próximo aniversário que fechará um século de
história de suas vidas. Vidas que serão oportunamente realçadas pelas suas
histórias completas nas mídias TRIBUNA, na coluna “Gente Nossa” (que já contou
tantas histórias ao longo das publicações), por suas presenças, dedicação à
família, à cidade e representatividade social.
DONA TEREZA FERNANDES
Conheci Dona Tereza Fernandes ainda com invejável vigor já na sua terceira idade, firme e mulher de muita atitude, que em nosso convívio fazia sempre o telefone ser seu “aliado” para opiniões, sugestões e aconselhamentos, especialmente em tempos de política, mantendo-se em alerta e sempre muito bem informada. A lembrança de suas memoráveis participações na vida social de Joanópolis nos remete hoje expor suas preocupações e o carinho para com a cidade e as pessoas as quais escolheu para o seu convívio, enquanto mulher solteira, independente e sem filhos – o que lhe dá ainda nos dias atuais, grande alusão de “tia” estimada, amiga e conselheira de todos.
Tereza Fernandes de Oliveira, Dona Tereza Fernandes, nasceu em 15 de março de 1925 e hoje conta em vida com apenas uma irmã, Estela Fernandes Watanabe e mais de 30 sobrinhos. Nos conta seu sobrinho, Percival Aparecido de Oliveira, que sua vida foi marcada “pela presença da tia Tereza, uma pessoa ativa, responsável pelos seus atos e generosa ao extremo. Além de ser uma quituteira inesquecível, de ‘mão cheia’ como todos diziam, tinha um capricho desmedido com a casa, adorava cuidar das plantas e sempre gostou de receber pessoas”. Ficamos felizes, e nos sentimos felizes nesses 99 anos de vida dela, pois a “tia Tereza” teve também seu sonho realizado: viajou para o Canadá e Inglaterra em tempos impensáveis para isto – uma grande realização. Ela está aposentada desde meados de 1990 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), onde era funcionária pública.
DONA LOURDES
Dona Lourdes, há anos escuto
lindas histórias sobre ela, suas memórias e vida rodeada de uma imensa e amorosa
família, nomes representativos e pessoas que repercutem em seus afazeres e
profissões na atividade econômica na história da cidade, do povo e na evolução
do município. Uma mulher cuja dignidade a ilustra amiga e uma grande cidadã
respeitada por todos nós.
Maria de Lourdes Silveira Bueno, além de essa maravilhosa data de seus 99 anos muito celebrados, foi agraciada com duas comemorações no decorrer inteiro de sua vida: nasceu no dia 24 de setembro de 1924, mas teve o nascimento registrado em 11 de novembro de 1924 – mês em que celebrou o ano passado, seus 99 anos. Dona Lourdes teve nove filhos, conta com 17 netos e 17 bisnetos que nos dias atuais bem representam a extensão da linda família com muita dedicação à mãe, avó, bisavó, sogra e ser humano querido por todos.
DONA THEREZINHA
Desde os primeiros dias em que aqui cheguei em meados dos anos 90, contei com o privilégio de conhecer a família Cardoso, e naquela oportunidade também a matriarca e encantadora Dona Therezinha. Mulher doce e, ao mesmo tempo, determinada e muito sábia, marca a sociedade joanopolense com presença constante nos mais variados momentos de sua história. Elegantíssima, sempre esteve nos meios políticos, sociais, culturais, artísticos, religiosos, entre outros. É uma dádiva como exemplo de alegria, amante das artes, de canto e música, a qual ainda hoje faz declamações como uma verdadeira mestra, nos deixando, a cada vez que desfrutamos de sua presença, grandes exemplos também de amor, doçura, simplicidade e educação. “Sempre bonita”, lhe digo quando a cumprimento, porque consigo vê-la linda, como uma menina que eternamente manteve o mesmo sorriso na longevidade de seus 99 anos bem vividos.
Thereza Delvechio Fernandes Cardoso, Dona Terezinha, como todos a chamam, celebrou no dia 08 de janeiro junto a muitos familiares seus 99 anos de existência. Ela teve cinco filhos, 11 netos, 16 bisnetos e um trineto, que completam a felicidade e vida desta pessoa tão representativa na vida da cidade e reconhecidamente uma grande mulher com uma história maravilhosa.
HOMENAGENS
No impresso do Jornal TRIBUNA da Cidade, edição 184 de março de 2024, uma publicação especial homenageou três cidadãs joanopolenses que completaram 99 anos, destacando suas histórias de vida e contribuições para a comunidade.