Ferramentas de comércio eletrônico e incentivo a práticas de associativismo e cooperativismo também pretendem fortalecer a agricultura familiar e sustentável 

Joanópolis é uma cidade de atrativo turístico e ambiental onde predominam produtores rurais de pequeno porte e com características de agricultura familiar. Nesses locais, se produz grande variedade de frutas, além de grãos, leguminosas e produtos de origem animal. Com o objetivo de fortalecer essa economia, ampliando a geração de trabalho e renda para as famílias, a Associação Terceira Via lança no próximo dia 24 de abril o projeto “JOA Economia Solidária’. O lançamento, aberto ao público, será às 19 horas na Câmara Municipal de Joanópolis.

“Há uma procura crescente por produtos feitos de forma artesanal, saudáveis, que não agridam o meio ambiente e ainda gerem renda para quem mais precisa. Por isso, o projeto vai oferecer apoio técnico e formação para os produtores de modo a contribuir para a melhoria das condições de comercialização e geração de renda”, explica o diretor geral da Associação, Edwaldo Luiz Oliveira.

Dados do IBGE mostram que Joanópolis – apesar da exuberância de suas terras e da qualidade de seus produtos agrícolas –   tem um dos menores PIBs per capta do Estado, ocupando a posição 568 no ranking das 645 cidades paulistas. E também uma das menores médias salarias: 1,7 SM, posição 610 na mesma lista. Para os pequenos produtores pesam dificuldades como o pouco acesso a crédito bancário, a novas tecnologias, além do risco inerente à produção e gargalos para a colocação do produto no mercado consumidor.

“A experiência brasileira recente mostra que a Economia Solidária e o cooperativismo têm trazido bons resultados para a geração de emprego e renda aos produtores rurais e empreendedores comunitários em geral. A ação conjunta pode otimizar recursos, resolver eventuais gargalos com beneficiamento e escoamento da produção e dar ganho de escala, entre outras vantagens”, ressalta Edwaldo.

De acordo com ele, o projeto terá as seguintes frentes principais:

Mapeamento das iniciativas e criação de plataforma virtual de vendas - identificação e cadastramento dos produtores, de ações de economia solidária e com características de base comunitária e associativa com objetivo de fomentar, fortalecer e/ou expandir iniciativas cooperativistas no município de Joanópolis.

O projeto apoiará a divulgação dos produtos e vai criar uma plataforma interativa com ferramentas de comércio eletrônico (e-commerce). Assim, os produtores poderão oferecer e vender diretamente aos consumidores de qualquer região do país.

Ciclo de Formação para a economia solidária, o associativismo e o cooperativismo - desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que criem e fortaleçam condições de sustentabilidade dos empreendimentos. Assim, a partir das oficinas serão realizadas ações que possibilitem o estabelecimento de relações e articulações dos grupos.

Realização de Feira da Economia Solidáriaao final dos ciclos formativos, uma feira aberta ao público e com duração de 03 dias vai expor os produtos e incentivar ainda mais a venda e a interação entre os produtores e destes com a cidade.

O projeto pretende beneficiar diretamente 120 produtores, cerca de 280 famílias, além de contribuir indiretamente com toda a cidade de Joanópolis por meio da maior oferta de alimentos e incremento do turismo gastronômico. A iniciativa não tem custo para os beneficiários e conta com recursos do Governo Federal.

Terceira Via – Sediada em Joanópolis, a Associação Terceira Via é uma organização privada sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos com projetos de cooperação, desenvolvimento local e sustentabilidade, buscando soluções para melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua. Tem executado projetos e programas de Políticas Públicas em várias regiões do país, a maior parte voltada para o desenvolvimento territorial com ênfase em segurança alimentar, e buscando incentivar o empreendedorismo social e sustentável, sempre balizada nos princípios da transparência, da ética e da confiança.

A Associação está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e tem experiência em gestão de projetos com recursos públicos, sobretudo nas áreas de agricultura familiar, segurança alimentar e preservação da biodiversidade. Possui também forte experiência na gestão de projetos de Tecnologia de Informação e Comunicação, como procedimentos padronizados para gestão de documentos e acervos físicos e digitais, oferecendo formação continuada e seleção de pessoal nas localidades onde atua.

Saiba mais: https://www.terceiravia.org.br/.

  

Deixe seu Comentário