O ato de fé e religiosidade deste ano é caracterizado pelos terços nas residências

 

O dia 01 de abril foi marcado pelo início dos Terços do Divino – registrando a 20ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Joanópolis. O ciclo do Divino de 2024 começou na semana seguinte à Páscoa e estende o percurso por sete semanas – de 01 de abril a 13 de maio – com o terço especial de encerramento no dia 19 de maio – Pentecostes e Festa do Divino de 2024.



 

Este ano não há nenhum tipo de captação de recursos, doações ou investimentos à realização do Divino. Não há também sede do Império do Divino, sediado o ano anterior no Museu Neide Rodrigues Gomes, que leva o nome da idealizadora que resgatou o evento, falecida em 2019. A realização do ciclo 2024 está sob a coordenação do Grupo Adoremus, criado com o objetivo de fomentar as realizações/eventos e participações da Confraria das Artes, espaço cultural também idealizado pela professora Neide Rodrigues Gomes, especialmente a Festa do Divino Espirito Santo. Desde 2020, o Grupo Adoremus está sob a liderança de Lays Cristinny Pinheiro Ximenes que administra os ensaios e as participações quando o Grupo Adoremus é inserido. 

 

Os terços – ato de fé entre os presentes com momentos comoventes de orações, cantorias e agradecimentos – estão sendo realizados às segundas-feiras, a partir das 19h, definindo a cada encontro a próxima casa para receber o Terço do Divino que se estende até o dia 13 de maio. Após o terço os divineiros celebram o ato da partilha de comes e bebes que acontece entre os presentes.



 

O Livro do Divino, lançado em 2023, no 1º Reencontro e 19ª edição da Festa, segue registrando assinaturas nos terços – divineiros, fiéis, amigos e simpatizantes – momentos que compõem parte da história do Divino.

 

Encontros do Terço do Divino

O terço de abertura do Divino, dia 01 de abril, foi realizado com muita alegria, orações e reencontro entre divineiros, violeiros, amigos e simpatizantes do evento, na casa da senhora Orlanda Maiolli e família, no Centro. 




O segundo encontro para o terço, dia 08 de abril, foi recebido na residência do casal Dona Carmelina e Seu João, também no Centro.

Já o terceiro encontro, dia 15 de abril (fechamento desta edição), os divineiros foram recepcionados pela senhora Maria e família, no Centro. O quarto encontro, no dia 22 de abril, ocorreu na residência do casal Márcio e Fátima, também no centro da cidade.


O quinto encontro para o Terço do Divino será na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, às 19h, na casa de José Américo e Cida Ribeiro, no bairro Jardim Serra Azul.

Os próximos encontros acontecem nos dias 06 e 13 de maio. Entretanto, a decisão sobre o evento de encerramento no dia 19 de maio – Pentecostes e Festa do Divino de 2024 – segue em avaliação e, assim que houver a programação, será divulgado aos fiéis, participantes, simpatizantes e comunidade.




*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 185 - abril de 2024 – e atualizada em nosso portal.

Deixe seu Comentário