O Jornal TRIBUNA da Cidade e o site Tribuna Joa divulgam periodicamente as informações, orientações e principais acontecimentos das Eleições Municipais de 2024, de acordo com os ditames do calendário eleitoral. O leitor pode acompanhar a movimentação local e as atualizações no impresso, mês a mês, e de forma mais constante aqui em nosso portal e nas redes sociais. Nesta edição, trouxemos uma notícia sobre a migração partidária de pré-candidatos ao cargo de prefeito, bem como a vereador em Joanópolis.

 

Permanecem pré-candidatos a prefeito os que já se autodeclararam

Se autodeclararam pré-candidatos ao Executivo o atual prefeito Adauto Oliveira (PSD-55), o ex-prefeito Mauro Garcia (União Brasil-44), a atual presidente do Legislativo Geiza Mirela Costa (PL-22) e Cristiano da Ema (Republicanos-10).

 

O cenário de pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereadores em Joanópolis segue movimentado com o encerramento da chamada janela partidária, no dia 05 de abril – período em que vereadores puderam trocar de partido para concorrer à reeleição à vereança ou à prefeitura do município sem perda de mandato.

 

Já no dia 06 de abril, fazendo parte deste período, também se encerraram as filiações partidárias para aqueles que desejam ser candidatos nas eleições 2024 – não sendo possível a candidatura ao pleito sem o cumprimento desta regra dentro do prazo.

 

As datas-limite para afastamento daqueles que exercem cargo público e desejam concorrer a uma vaga nas eleições estão nos prazos de desincompatibilização exigidos por lei, e os pré-candidatos devem estar atentos – pois os prazos variam com a função ocupada e a vaga a qual pretende concorrer, considerando a data do primeiro turno das eleições. Embora, algumas cidades infelizmente tentam burlar a lei exonerando os seus secretários para não ser mais ordenador de despesas no cumprimento dos seis meses de afastamento, mas cumprindo apenas os três meses que antecedem as eleições como coordenadores.

 

IMPORTANTE!

Mesmo que a cidade já esteja no “clima” de quase disputa, é importante citar que a autodeclaração como pré-candidato não permite o pedido de votos, sendo considerado crime eleitoral.

 

Os grupos políticos e os possíveis candidatos ao pleito de 2024 – somente serão definidos como CANDIDATOS nas futuras CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS que devem ser realizadas entre julho e o início de agosto. As eleições acontecem em 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

 

“Expressinhas” em destaque 

 

Vice-prefeitos ainda sem escolha e convite

Os possíveis pré-candidatos a vice-prefeitos vêm sendo mencionados e levantados nomes indistintamente, causando muito burburinho em Joanópolis. Entretanto, nenhum dos quatro autodeclarados pré-candidatos ao Executivo confirmaram ainda a escolha ou convite de seu vice.

 

Ao menos cinco vereadores em Joanópolis migraram de partido

Curioso ficou o quadro da migração partidária de alguns vereadores em exercício que optaram por uma mudança abrupta também de lado “ideológico”, como foi o caso dos atuais vereadores William Japonês que migrou do PTB para a legenda PSD-55, do atual prefeito Adauto Oliveira, e Professor Luiz que migrou do antigo DEM para o PDT (12) também apoio do atual prefeito.

 

O vereador Fernando Hilário migrou do PL para o PSB (40). Já a vereadora Geiza do Carneiro migrou do PSDB para uma liderança no PL-22. O vereador Wellington Cunha migrou do antigo PTB para o União Brasil (44) – partido resultante da fusão do Democratas-DEM (o antigo 25) e do PSL (17).

 

Quem terá o número 25 na urna, antigamente usado pelo DEM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a fusão dos partidos PTB (14) e Patriota (51), que depois passou a ser PRD – Partido da Renovação Democrática, nova legenda que deve ter na urna o número 25, antigamente usado pelo DEM e anteriormente pelo PFL.

 

Com a mudança, em Joanópolis, a legenda 25 segue com Filomeno Bueno, que era presidente do PTB até a fusão.

 

O PTB optou pela decisão porque não conseguiu eleger nenhum deputado nas eleições de 2022. Por sua vez, o Patriota elegeu cinco deputados.

*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 185 - abril de 2024 – e atualizada em nosso portal.

Deixe seu Comentário