Venha mergulhar em reflexões profundas e significativas com o editorial "Lembranças para estender uma reflexão...", no Tribuna Joa. Há momentos em que precisamos deixar de lado as inutilidades e focar no que realmente importa. Descubra como a fé e a consciência podem guiar nossas escolhas para uma vida mais plena e significativa.


De repente me vejo pensando em abril/maio do ano passado. O ano de 2023. Aquele em que houve a declaração oficial ao fim da emergência de saúde publica de interesse internacional. A pandemia de coronavírus ceifou a vida de mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, e nos serve hoje como referência de aprendizagem.

 

O testemunho é grande. E as variadas histórias de luta e de superação ultrapassam a memória de um tempo para não ser esquecido, um tempo em que firmamos o sentimento de amor e de gratidão e nos mantivemos aliados às muitas famílias naquele período conturbado que transformou muitas vidas no mundo inteiro.    

 

Estamos em abril de 2024. E ao ilustrar algumas lembranças apenas buscamos estender uma reflexão e reforçar, mais uma vez, a grande oportunidade pela vida, pela continuidade dos sonhos e pela esperança de bons e felizes tempos.

 

Será? Parece que ainda é necessário a humanidade se distanciar daquele olhar humano que polui as ações trazendo egoísmo, materialismo, orgulho, preconceito, julgamentos sem guiar e dirigir a prática do bem e a caridade, com nós mesmos, com os outros e, porque não dizer, com o mundo? O nosso mundo?

 

Há coisas nesta vida que não valem a pena. Nem de serem vividas nem de serem fomentadas. Assim, devemos deixar de lado as inutilidades. E elas são muitas, basta fazermos uma reflexão para ver o quão são resistentes e estão no nosso convívio.

 

Mas creia em Deus. Ele caminha ao lado e disponibiliza escolhas de bem-aventuranças no interior de cada um de nós; nos alerta a sentir misericórdia, a ter libertação através do perdão, a compreender mais sem medo, ressentimentos e culpas, além de nos preparar com maior consciência e sensibilidade nesta existência.

 

O mês em decurso vem recheado de acontecimentos; trouxe-nos inquietação... Com o histórico eclipse solar total, um fenômeno natural raro usado para plantar incertezas assustadoras brotadas em vários cantos do mundo; desde o sábado (13/04) e nas ultimas horas um ataque do Irã contra Israel, uma guerra que se expande e aumenta a escalada de tensão naquela região e também com dias decisivos no mundo.

 

Mas maio vem aí. Ele chega com novo fôlego, mais esperança e datas valiosas a se comemorar, como o Dia do Trabalho, o Dia das Mães e o Dia da Enfermagem. Não menos importante e de palpável expectativa é a proximidade de menos de 60 dias de junho, quando os joanopolenses se renovam com os festejos de São João Batista celebrando os momentos religiosos do padroeiro e a festa de 146 anos da cidade.

 

Vamos rezar e ter fé. Manter o respeito e valorizar a nossa liberdade, aquela verdadeira e sem imposições de escolhas, pois também enfrentaremos (ou já estamos enfrentando?), um ano local ‘declaradamente’ político com as eleições municipais ao que devemos reconhecer, desde já, os que respeitam a liberdade de escolha do outro considerando também suas vidas e suas famílias.

 

A vida é uma coleção de momentos. Boa reflexão a todos.

 

*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 185 - abril de 2024

Deixe seu Comentário