O evento também celebrou a fundação da APAE há 40 anos e enfatizou a importância da inclusão social

Na comemoração dos 207 anos de Piracaia, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) protagonizou uma emocionante apresentação no dia 13 de junho. A organização, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla em Piracaia, Joanópolis e Bom Jesus dos Perdões, destacou a história e a inclusão na cidade.

A apresentação, intitulada "Piracaia: Acolhedora, Transformadora e...", retratou a evolução histórica de Piracaia desde os povos originários até a modernidade. Os alunos e colaboradores da APAE encenaram momentos marcantes como a presença dos Kayapós, a era do café e a ascensão da pecuária, intercalados com músicas que enriqueceram o espetáculo.

Um dos pontos altos da apresentação foi a criação de um painel que inicialmente mostrava as montanhas de 1700 e depois foi evoluindo ao longo da apresentação, culminando em uma representação da Piracaia de 2024, rica em sua história e transformações. O evento também celebrou a fundação da APAE em 1984 e enfatizou a importância da inclusão social, simbolizada pelo Baile da Inclusão, onde os participantes convidaram o público a dançar junto.

A diretora da APAE Piracaia, Serjane Paolillo, agradeceu a todos e ressaltou a importância da inclusão. "[...] Não foi a ideia de um, nem de outro, foi o conjunto de ideais em prol ao que todos gostariam: demonstrar que a APAE Piracaia é um local de trabalho árduo, sério, mas principalmente, um trabalho que visa favorecer a inclusão, e que a pessoa com deficiência possa estar inserida onde ela quiser. Agradeço pelo carinho de todos e faço um convite a quem quiser conhecer nosso trabalho."

A celebração foi um sucesso, emocionando todos os presentes e demonstrando o poder transformador da inclusão. Além disso, foi uma prova do esforço e dedicação dos alunos e colaboradores da instituição. Para mais informações sobre a APAE Piracaia, siga @apaepiracaia nas redes sociais.




*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 187 - junho de 2024

Deixe seu Comentário