A família Cardoso, aqui de Joanópolis, teve a oportunidade de viver, no último mês de janeiro, uma experiência simplesmente indescritível: a celebração de aniversário dos 100 anos de sua matriarca, Terezinha Delvecchio Cardoso, transcorrido no dia 08 de janeiro.

E não há palavras que possam descrever essa efeméride, especialmente pela forma ativa de participação da aniversariante nessa festa. Sem nenhuma inibição, como de costume, tomou posse do microfone para manifestar seus agradecimentos a todos pela presença, bem como para declamar um de seus poemas preferidos, que fala sobre a pessoa de Jesus.  

A celebração de um século de vida, de qualquer forma, já é uma razão bastante significativa para uma grande festa e muita celebração. Mas, convenhamos, o envolvimento assim tão ativo da aniversariante pessoalmente nessa festa, com essa idade, transbordando em beleza, simpatia, alegria, saúde e lucidez, redobram as razões de comemoração para os cinco filhos, bem como genro, noras, sobrinhos, netos, bisnetos e, surpreendentemente, até um trineto.  

O dia do aniversário, de forma mais exata, ocorreu em 08 de janeiro. Mas a data escolhida pela família para a grande celebração foi o dia 11 de janeiro, sábado seguinte, a fim de viabilizar a participação de maior número de familiares e amigos. E a festa foi realmente “de arromba”, segundo as palavras da própria aniversariante. Um almoço festivo, com muita música e alegria.  

Dona Terezinha, de família tradicional de Joanópolis, tem vivido aqui mesmo esses seus 100 anos de vida, sem nunca se mudar da cidade. Viúva do Sr. Alípio, vereador e ex-prefeito da cidade, ela sempre o acompanhou em suas atividades, tendo sido também bastante ativa em suas participações políticas no município. Além das atividades políticas, sempre se dedicou a sua vida religiosa, assim como a sua “lojinha” que, no passado, chegou a ser uma referência no comércio local.  

Uma das características mais marcantes de dona Terezinha foi sempre a sua dedicação à “unidade familiar”.  Como líder, após o falecimento de seu esposo, em 1988, sempre buscou promover a união da família como uma prioridade, dando sequência ao legado de seu esposo. E exigindo dos filhos igual compromisso com essa causa. Seu empenho por influenciá-los nesse sentido foi sempre muito claro e indisfarçável.

Que Deus a preserve, sempre saudável como tem sido até aqui, e influenciando a todos com a sua alegria contagiante, seu positivismo e sua fé.

Nossos sinceros agradecimentos a todos que, de alguma forma, compartilharam com ela essa data memorável.  Muito obrigado!

Família Cardoso





*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 192 - janeiro/fevereiro 2025

Deixe seu Comentário