Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Amanhã, dia 1º de fevereiro, os deputados e senadores eleitos em outubro de 2022 tomam posse no Congresso Federal, em Brasília. No mesmo dia, acontecerá a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado e dos demais integrantes das mesas diretoras das Casas pelos próximos dois anos.

São 513 deputados e 27 senadores eleitos, um terço do total. Os outros 54 senadores ainda estão no meio do mandato, ou seja, serão eleitos nas próximas eleições de 2026. Vale lembrar que, apesar do mandato de senador ser de oito anos, a cada quatro as bancadas são renovadas.

A posse acontece um mês depois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumir a presidência. Dos 27 senadores, quatro ocupam cargos de ministros do governo Lula: Camilo Santana (PT-CE), da Educação; Flávio Dino (PSB-MA), da Justiça e Segurança Pública; Renan Filho (MDB-AL), dos Transportes; e Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social.

Os deputados podem convidar até quatro pessoas para participar da cerimônia. Já os senadores, podem ter arte 44 convidados, sem contar com os assessores diretos.  Logo após evento, será feita a votação para escolher os presidentes das duas Casas e os integrantes da mesa diretora de cada uma delas.

Atualmente, o presidente da Câmara é Arthur Lira (PP-AL), que vai tentar a reeleição. O eleito para o cargo é o terceiro na linha de sucessão da presidência, é ele quem substitui o presidente quando o vice não pode. Já no Senado, o atual presidente é Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que também visa a reeleição. O eleito para presidir a Casa, é o quarto na linha de sucessão da presidência.

Deixe seu Comentário