No dia 23 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Aviador, uma data que marca o primeiro voo do pioneiro Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", reconhecido mundialmente por seus feitos. Em 2024, essa celebração ganha ainda mais relevância, pois a Força Aérea Brasileira (FAB) também comemora os 80 anos da chegada do 1° Grupo de Aviação de Caça à Itália durante a Segunda Guerra Mundial, em um evento reencenado em homenagem ao ocorrido em outubro de 1944. Essa importante missão marcou a participação do Brasil no conflito, destacando a bravura e o compromisso de seus pilotos.


 


A carreira de aviador na FAB é uma jornada exigente e de grande prestígio, tanto pela complexidade da formação quanto pela responsabilidade inerente à profissão. Para ingressar na Força Aérea Brasileira como piloto, o candidato pode iniciar seu processo seletivo ainda no nono ano do ensino fundamental, concorrendo a uma vaga na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena, Minas Gerais, uma das mais conceituadas instituições de ensino médio do país. Após a conclusão do terceiro ano na EPCAR, os alunos seguem para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, onde cursam o Curso de Oficiais Aviadores. Esse rigoroso processo de formação, que dura quatro anos, capacita os alunos a se tornarem oficiais aviadores da FAB, prontos para desempenhar suas funções com excelência.




O Coronel Chrystian Ciccacio, que possui fortes laços com Joanópolis, ressaltou a importância dessa data e a emoção de participar das comemorações. "É uma imensa honra participar deste momento, e convido aos jovens da cidade que se dediquem em seus estudos e lutem por seus sonhos, sendo a carreira da Aeronáutica uma excelente opção. Com 30 anos de carreira, hoje foi um dia de extrema emoção", afirmou.

 

Após retornar ao Brasil com sua família em julho de 2024, depois de dois anos cumprindo uma missão nos Estados Unidos, Chrystian agora serve no Estado-Maior do Comando da Aeronáutica, em Brasília, continuando sua trajetória de dedicação e serviço ao país.


 



 

Assim, o Dia do Aviador, além de celebrar a genialidade de Santos Dumont, também homenageia todos os aviadores que, ao longo de nossa história, têm contribuído para a defesa e soberania do Brasil nos céus.


Deixe seu Comentário