Na última quarta-feira, 1º de janeiro, prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro de 2024 tomaram posse em seus respectivos cargos. A data, fixada pela Constituição Federal, simboliza o início do mandato 2025-2028. Em Joanópolis, o momento foi celebrado em uma solenidade, realizada na Escola Estadual “Coronel João Ernesto Figueiredo”, onde Cristiano da Ema (Republicanos) assumiu oficialmente como prefeito e Nhô Romano (PRD) como vice.


A cerimônia também empossou os nove vereadores eleitos para a Câmara: Capitão Solano (União), Silvia Navarro (PRD), Irineu da Vilma (PP), Carneiro do Expedito (PL), William Japonês (PSD), Novo da Serraria (Republicanos), Wellington Cunha (União), Nelo (PSD) e Kinho Corrêa (Republicanos).


Após a posse, uma sessão extraordinária foi realizada na Câmara para a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025-2026. A composição ficou definida com Silvia Navarro na presidência, Capitão Solano como vice-presidente e William Araújo como secretário, consolidando as lideranças do Legislativo.


No cenário nacional, os representantes eleitos em 5.569 cidades assumiram o compromisso de conduzir prefeituras e câmaras municipais pelos próximos quatro anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno foi realizado em 5.569 cidades. Em 51 municípios – dos quais 15 sendo capitais –, a eleição foi decidida em segundo turno. Mais de 155 milhões de eleitores participaram do processo democrático, com destaque para a expressiva participação feminina, que representou 52,4% do total de votantes.

 

Deixe seu Comentário