No dia 22 de novembro, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Bragança Paulista (CONDEPHAC) completou 40 anos de atuação na preservação da memória e identidade cultural do município. Criado em 1984, o conselho foi pioneiro em sua categoria no Brasil, antecipando-se a importantes legislações nacionais como a Constituição de 1988 e o Estatuto da Cidade.

Ao longo de quatro décadas, o CONDEPHAC realizou o tombamento de 54 bens imobiliários, protegendo símbolos que conectam a comunidade bragantina às suas origens. Atualmente, o conselho busca modernizar sua estrutura com a criação de um Plano Municipal de Preservação, já apresentado ao Legislativo.

A data também foi uma oportunidade para homenagear figuras marcantes na trajetória do conselho, como o arquiteto Aluízio José Rosa Monteiro, que dedicou sua vida à preservação do patrimônio cultural. Composto por 12 membros, o CONDEPHAC reafirma seu compromisso em preservar o passado como forma de garantir um legado cultural para as futuras gerações.




*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 190 - novembro de 2024

Deixe seu Comentário